3 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Calcinhas absorventes: saiba tudo sobre as peças sustentáveis

Compartilhe essa notícia!

Tudo que você precisa saber sobre essas opções reutilizáveis, confortáveis e seguras.

 

Uma mulher menstrua, em média, 500 vezes na vida, o que significa que ela usa de 10 a 15 mil absorventes durante a sua idade fértil. Muito lixo, não é mesmo? O mais grave é que esses produtos costumam ser feitos de plástico, material que demora pelo menos 400 anos para se decompor na natureza.

 

A boa notícia é que já existem várias alternativas para que as mulheres não precisem gerar tanto lixo ao longo de suas vidas. Uma delas é a calcinha absorvente que, além de ser sustentável, oferece muitas outras vantagens. Não conhece ainda? Vamos te contar tudo sobre ela.

Quais as vantagens?

É difícil eleger a maior vantagem de uma calcinha absorvente, então vamos falar um pouco mais sobre três de suas qualidades fundamentais: ser reutilizável, confiável e confortável.

 

A primeira vantagem é que a calcinha é sustentável e gera menos lixo para o planeta, mas não só. Como você vai poder usar a calcinha por vários ciclos menstruais, o investimento inicial é logo recuperado, se considerar o valor que você economiza com absorventes durante a vida útil do produto.

 

A segunda é justamente a maior preocupação de quem não conhece: elas são seguras? Feitas de tecido super absorvente, impermeável, antibacteriano e respirável, elas não deixam o sangue vazar. Ou seja: você pode fazer o que quiser, inclusive exercícios físicos, com tranquilidade.

 

A terceira vantagem é o conforto. Como o tecido é super absorvente, você não se sente molhada. Além disso, devido à calcinha ser feita de fibras naturais, sua vagina pode respirar melhor, o que diminui as chances de alergias e assaduras, comuns com o uso de absorventes tradicionais.

 

Para que o conforto e a segurança sejam garantidos, no entanto, você precisa ficar atenta à hora de trocar a calcinha — e por isso é fundamental ter mais de uma. Não é possível definir um limite de horas porque isso depende do fluxo. Mas a regra básica é: troque sempre que se sentir úmida. O melhor jeito de saber por quantas horas você pode confiar na calcinha é fazendo um teste em casa, onde você pode se limpar e trocar de peça com mais facilidade.

Meu fluxo é intenso. Posso usar?

Existem diversos modelos de calcinhas absorventes e eles foram pensados para dar mais liberdade e praticidade para as mulheres. Isso inclui desde muito movimento até ficar em casa e dormir tranquilamente, sem medo de que o sangue vaze.

 

As calcinhas absorventes estão disponíveis em vários modelos: clássica, tanga, hot pant, biquíni, comfy e dreamer (noturno). A intensidade do fluxo é considerada na hora de desenvolver cada modelo, ou seja, existe uma calcinha ideal para o uso diário ou fluxo leve, outra para fluxo moderado e outra para os dias de fluxo intenso.

 

É importante conhecer a intensidade do seu fluxo e se ele costuma variar muito dependendo do dia do ciclo. Assim, você poderá escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades. O ideal é ter mais de uma calcinha, uma para cada necessidade.

Como lavo e conservo?

O segredo para que a sua calcinha dure bastante está em como você cuida dela. A estimativa é de que ela dure com toda a sua funcionalidade por, aproximadamente, 50 lavagens. No entanto, se você cuidar direitinho, dura muito mais. Você pode ir deixando as calcinhas mais velhas só para ficar em casa, por exemplo.

 

Você pode lavar à mão, no tanque ou até mesmo no chuveiro. É importante não deixar de molho por mais de 30 minutos e torcer bem. Também não é bom usar amaciante ou alvejante, pois isso pode danificar a camada impermeável da calcinha.

 

Também é possível lavar a peça na máquina, mas, nesse caso, é importante enxaguá-la antes para remover o excesso de fluxo. É legal se você usar um saquinho próprio para lavagem, pois ele conserva melhor a calcinha. Pode centrifugar e lavar junto com outras peças.

 

Não é recomendado usar secadora, pois ela pode danificar o tecido. Aliás, é melhor que a calcinha seque ao natural, no sol ou na sombra. Depois, é só usar outra vez ou guardar até o próximo ciclo.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!