24Horas Amigos Domésticos 

Cães heróis: conheça mais sobre as raças de cachorros policiais

Com certeza na sua infância, ou durante qualquer outro momento da sua vida, você já viu algum filme com cães que fazem papel de heróis, ou de companheiro de policial. O mais comum é que seja algum cachorro pastor alemão no papel do protagonista, certo?

Normalmente, são eles os escolhidos para esse papel, tanto nas telas quanto na vida real, pelos vários atributos que a raça apresenta. Mas, além dessa, outras raças também possuem aptidão para o trabalho. Podemos citar, por exemplo, os cães Rottweiler e Pastor Belga de Malinois.

Os treinamentos de todas as raças podem ser feitos tanto em machos quanto em fêmeas e tem início quando os cães ainda são filhotes, por volta dos dois meses de idade, visando a socialização e, claro, a obediência dos cachorros.

Rottweiler

Os cachorros dessa raça possuem origem na Roma antiga e foram usados no período de expansão do Império. Mas, foi apenas a partir do ano de 1912 que a raça passou a ser usada quase exclusivamente para fins militares.

Foi então que o Rottweiler passou a ser considerado o cão de guarda ideal, ganhando fama de ser forte e leal.

Os anos se passaram e, a partir de 1930, na Alemanha, a raça se tornou mais popular ainda. Isso tudo porque ficou comum o uso de cães Rottweiler em ações policiais que envolviam buscas, resgates, defesa e proteção.

Atualmente, forças policiais de diversos países contam com os exemplares dessa raça para atuar em diversas missões. São cães escolhidos para o trabalho por apresentarem personalidade autoritária, séria, energética e fiel.

Pastor alemão

Essa raça vem sendo bastante utilizada tanto em serviços militares quanto em ações humanitárias. Eles podem atuar tanto em resgates quanto para detectar bombas ou drogas, por exemplo. A origem da raça ainda não é um consenso dentre os especialistas, mas acredita-se que surgiu por volta do século XIX na Alemanha.

Por ser um resultado de vários cruzamentos entre lobos e cachorros domésticos, o Pastor Alemão concentra características únicas. Tais como coragem, agilidade, obediência e também docilidade. Suas habilidades são tão impressionantes que são a terceira raça de cães mais inteligentes do mundo.

Os cachorros dessa raça foram escolhidos para trabalhar em ações policiais por conta de seu senso aguçado de farejador. Assim, podem realizar um trabalho ativo de busca em resgates de pessoas desaparecidas, como também são parte importante na localização de drogas.

Pastor Belga de Malinois

Menos conhecido do que as outras duas raças, o Pastor Belga não deixa nada a desejar em competências policiais. Escalados para trabalhar em ações militares, esses cachorros são cotados por diversas habilidades que ajudam a realizar certas operações com maior facilidade.

Conhecidos por serem ótimos cães de guarda, por sua obediência, habilidades com pastoreio, trenó, busca e resgate, esses cachorros ainda se destacam pela sua aptidão em detectar incêndios. Apesar de serem animais grandes, também são bastante ágeis, tornando-os um auxílio ideal em operações de investigação e resgate.

Treinamento especial

Como comprovado, todas as raças podem ser treinadas ou adestradas. Mas são poucas as que podem ser usadas especialmente no serviço militar. Mais especificamente, essas três que citamos acima.

O treinamento policial tem início após o período de adestramento, mais ou menos quando o cachorro apresenta um ano de idade. Nessa época o animal já pode ser exposto a odores mais pesados, como cheiro das drogas que são escondidas para apurar o faro do cachorro.

Depois desse treinamento bem intenso, o cão se torna capaz de captar o odor da droga mesmo quando ela está misturada a outros componentes. Em seguida, o animal é levado para a fase de socialização, onde aprende a se comportar em um ambiente policial e se acostuma com a agitação do lugar.

Em geral, um cachorro policial costuma trabalhar ativamente até os 10 anos de idade e o treinamento que ele recebeu nos primeiros meses de vida, são essenciais para a sua atuação. O serviço prestado por eles certamente faz muita diferença, sem importar a raça!

Comentários

Leia também...