Entre agosto de 2022 e agosto deste ano, o Google registrou um aumento de 650% na procura pelo termo “pacotes de viagens para casal com tudo incluso 2023”, o estudo analisou cerca de 69 milhões de buscas por expressões relacionadas ao segmento do turismo. A partir disso, a agência de viagens online, ViajaNet, realizou um levantamento para compreender a demanda por destinos e hospedagem para casais em setembro.
Seja para passar a lua de mel ou apenas descansar em um lugar romântico, os turistas brasileiros elegeram as praias e estadias nordestinas como destino ideal para desfrutar a dois, em solo nacional. Por sua vez, conforme os dados da agência, mais de 60% dos pacotes internacionais estão direcionados para cidades na América Latina.
Afinal, quais são os destinos preferidos dos casais para setembro?
Fortaleza, Natal, Maceió, Salvador e Recife, são as primeiras cinco capitais que aparecem na lista dos oito pacotes nacionais para casal mais comprados para este mês. Juntas, as cidades compõem mais de 50% das vendas nesta categoria, abrangendo seis dos nove estados nordestinos, com João Pessoa ocupando a última posição.
As capitais do Sudeste brasileiro também entram no pódio dos destinos mais comprados pelos casais de turistas. Em sexto lugar, encontra-se a capital do Rio de Janeiro, com 5% do volume de vendas. Logo atrás, a cidade de São Paulo completa as compras na região com 4% da demanda do público.
Pacotes Nacionais
| Destinos | Volume |
| Fortaleza | 8% |
| Natal | 6% |
| Maceió | 6% |
| Salvador | 5% |
| Recife | 5% |
| Rio de Janeiro | 5% |
| São Paulo | 4% |
| João Pessoa | 4% |
Fonte: ViajaNet/2023
Com 25% e 21% do volume de vendas, respectivamente, Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, estão cotados como principais destinos internacionais para aproveitar a dois. Em terceiro lugar, Estados Unidos surge com a cidade de Orlando, com 10% das compras, e logo mais adiante, completa a lista com Miami, na oitava posição, com 3% do volume.
No entanto, outros países da América Latina aparecem na lista, como é o caso de Punta Cana, na República Dominicana. A cidade caribenha, muito conhecida por seus resorts e praias, se estabelece na quarta posição, com 7%. Cartagena das Índias, na Colômbia, e Montevidéu, no Uruguai, finalizam a presença latina com 3% de volume cada.
Lisboa, em Portugal, ocupa o quarto lugar e se destaca como o único destino europeu preferido pelos casais brasileiros, correspondendo a 3% das vendas.
Pacotes Internacionais
| Destinos | Volume |
| Buenos Aires, Argentina | 25% |
| Santiago, Chile | 21% |
| Orlando, Estados Unidos | 10% |
| Punta Cana, República Dominicana | 7% |
| Lisboa, Portugal | 3% |
| Cartagena das Índias, Colômbia | 3% |
| Montividéu, Uruguai | 3% |
| Miami, Estados Unidos | 3% |
Fonte: ViajaNet/2023
Para a gerente de Marketing e Brand do ViajaNet, Daniely de Oliveira, a crescente busca por pacotes de viagem com tudo incluso reflete um aumento na demanda por experiências imersivas e seguras. “Diante da prática de venda com datas flexíveis e banco de milhas, os passageiros estão valorizando a segurança. O consumidor está mais atento, comparando tarifas e buscando promoções”, diz.
“Somado a isso, os indícios de melhoria nas condições econômicas do país tem colaborado para o aumento da procura por viagens. As escolhas por vivências culturais únicas, acessíveis e planejadas, como a opção de pacotes em casal, são um reflexo disso”, finaliza Daniely de Oliveira.
Sobre o ViajaNet
ViajaNet é uma agência de viagens digital brasileira, criada em 2009. Atua no segmento de turismo, ou seja, vende passagens áreas, pacotes de viagens nacionais e internacionais, hotéis, casas de temporada, ingressos, seguro-viagem e aluguel de carros. Tornou-se referência no mercado de viagens on-line e embarcou mais de 5 milhões de passageiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo Decolar, empresa líder de viagens na América Latina.




VEJA TAMBÉM
Mottu abre inscrições para Programa de Trainee 2026 com salários de até R$ 6 mil
Vem aí: Fórum Mundial Espírito e Ciência celebra 25 anos com evento on-line
Simone Mendes lança “Mesmice”, mais uma faixa do DVD “Cantando Sua História 2”