SB24Horas

Notícia na hora certa!

Brigadeiro alcoólico: com cachaça, cerveja e muito mais!

Neste artigo você conhecerá os melhores sabores de brigadeiro alcoólico, ingredientes utilizados no preparo e ainda outros doces alcoólicos.

 

Você conhece o brigadeiro alcoólico?

 

O brigadeiro é uma das sobremesas mais amadas pelos brasileiros. Um doce à base de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, que fez e ainda faz parte de praticamente todas as confraternizações. Além disso, ele é comercializado em larga escala, podendo ser encontrado em docerias de todo o Brasil.

 

A versão mais popular da história, afirma que ele passou a ser comercializado por volta de 1940, durante comícios do candidato Eduardo Gomes. Onde algumas mulheres iam vender a guloseima, que passou a ser chamada de brigadeiro devido ao fato de Gomes ser conhecido também como o brigadeiro da Força Aérea.

 

Durante muito tempo, o brigadeiro era produzido apenas dessa forma tradicional, mas hoje há inúmeras variações com ingredientes e técnicas diferentes. Uma dessas variações é o brigadeiro alcoólico. Essa, obviamente, é uma versão apenas para adultos e vem sendo muito bem aceita por esse público.

 

Receitas de brigadeiro alcoólico

 

A receita do brigadeiro alcoólico usa praticamente a mesma base do tradicional, mas possui a adição de alguma bebida alcoólica e outros ingredientes. Abaixo, separamos alguns dos sabores mais populares dessa delícia. Continue a leitura e saiba mais.

 

Brigadeiro de caipirinha

 

O brigadeiro de caipirinha foi um dos pioneiros na categoria dos brigadeiros alcoólicos. Uma versão que combina a receita tradicional do doce, mas sem o chocolate em pó e com adição de ingredientes desse drink tipicamente brasileiro. Tornando-o uma verdadeira homenagem ao Brasil.

 

Basicamente você precisará de leite condensado, creme de leite, suco de limão, uma dose de cachaça e açúcar para enrolar. Esse brigadeiro possui um toque mais cítrico, mas ainda sim, doce. Ele é super apropriado para as festas durante o dia, como as comemorações de carnaval. 

 

Brigadeiro de champanhe

 

Essa opção de brigadeiro com champanhe também é um dos sabores mais populares dentro da categoria dos brigadeiros alcoólicos. Nessa versão também não é usado o chocolate em pó e pode ser uma opção mais sofisticada para quem está pensando em comercializar.

 

A receita é bem simples e utiliza poucos ingredientes. É necessário apenas leite condensado, uma xícara de champanhe, manteiga e granulado clarinho para enrolar. Essa receita possui um toque docinho e leve, sendo uma ótima opção para compor a mesa de doces de um aniversário.

 

Brigadeiro com conhaque

 

O brigadeiro de conhaque vai deixar qualquer amante de doces gourmet com água na boca. Essa versão é incrivelmente saborosa e muito procurada pelos apreciadores dos brigadeiros alcoólicos. Praticamente a mesma receita do tradicional, mas com o conhaque para dar aquele toque especial.

 

Você vai precisar de 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 xícara de conhaque e raspas de chocolate ao leite para enrolar as bolinhas. O sabor desse doce é forte, pois o conhaque é uma bebida muito singular. Uma ótima opção para as festas de quem gosta de bebidas marcantes.

 

Brigadeiro com whisky

 

Outra opção maravilhosa para os amantes dos brigadeiros alcoólicos. Uma versão que também entrega uma característica mais autêntica, muito apreciada por quem gosta de sabores diferenciados. Também usa os ingredientes da receita clássica, mas com o toque amargo do whisky.

 

Para a receita é preciso 100 g de chocolate 70% cacau , 1 colher de sopa de manteiga, 20 ml de whisky, leite condensado e confeitos de chocolate. Seu sabor é intenso e sofisticado, o que faz dele uma opção perfeita para as festas de aniversariantes mais maduros. Outra dica é que sempre devemos utilizar bebida de boa qualidade como ingrediente do brigadeiro, pois o sabor pode não ficar tão característico. Confira quais são os 10 melhores whiskys de 2022 e veja as opções mais indicadas para a receita.

 

Brigadeiro com amarula 

 

O brigadeiro de amarula é uma opção de doce alcoólico que vai impressionar quem é viciado em receitas docinhas. Esse licor especial traz um sabor diferente e único à receita, deixando a receita com um sabor ainda mais especial. Assim como os demais, seu preparo também é descomplicado.

 

Você irá precisar de 1 lata de leite condensado, 150 g de chocolate ao leite picado, 1 colher de sopa de manteiga, 1 pitada de sal e 80 ml de licor de amarula. Use um granulado de qualidade para enrolar. Esse brigadeiro tem um sabor rico, docinho e marcante. Ideal para confraternizações mais clássicas e íntimas. Para outras opções de licor para esta receita, não deixe de conferir também os 10 melhores licores do mundo em 2022

 

Receitas de outros doces alcoólicos

 

Além dos brigadeiros alcoólicos, existem vários outros doces que usam bebidas alcoólicas em suas preparações. Com sabores doces ou mais azedinhos, essas opções fazem sucesso em muitos lugares e proporcionam experiências saborosas e divertidas. A seguir, conheça algumas delas.

 

Gelatina de vodka

 

A gelatina de vodka ou jelly shots, como também é conhecida, é um doce alcoólico que possui vários sabores. Essa opção é uma das mais populares quando se trata de sobremesas com álcool. Uma forma colorida e divertida de utilizar a vodca, uma bebida bastante versátil que agrada o paladar de muitos.

 

A receita é muito fácil e utiliza poucos ingredientes. Você basicamente só vai precisar de 1 pacotinho de gelatina em pó de qualquer sabor, 250 ml de água quente e 250 ml de vodca. Sua gelatina vai ficar com um sabor docinho e com um toque mais forte por causa da vodka, ótima para festas na piscina e baladas.

 

No entanto, não é toda vodka que pode ser utilizada para esta receita, pois algumas são muito fortes e podem não combinar com o doce. Veja também, as 10 melhores vodkas de 2022 e saiba qual utilizar para a receita.

 

Açaí alcoólico

 

A polpa do açaí é consumida em larga escala e faz parte de inúmeras sobremesas. Uma fruta deliciosa e versátil que combina com praticamente tudo, até com álcool. Essa é uma ótima escolha de sabor doce com um ingrediente alcoólico, que serve até mesmo como um drink de sobremesa.

 

Você vai precisar de 4 bolas de polpa de açaí, 1 copo de gelo, 2 colheres de sopa de leite em pó, 250 ml de catuaba e leite condensado a gosto. A batida de açaí com catuaba tem um sabor marcante e docinho, que vem para refrescar o paladar. Opte por usá-la para confraternizações em dias quentes.

 

Pudim de cerveja

 

O pudim de cerveja é uma das sobremesas mais autênticas que você vai conhecer. Esse doce alcoólico vai chamar a atenção tanto pelo seu sabor distinto, quanto pelo uso da cerveja na preparação. Utilizar uma cerveja artesanal bem saborosa trará ainda mais autenticidade à receita.

 

Para essa receita você precisará de 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 lata de cerveja e 1 xícara de água.  Esse pudim fica docinho e com nuances de cerveja, mas sem aquele gosto amargo característico. Uma ótima receita para quem quer sair do óbvio e testar sabores diferentes.

 

Picolé alcoólico de kiwi

 

Todo mundo ama uma sobremesa geladinha para saborear durante os dias quentes. Por isso, o picolé alcoólico de kiwi é uma ótima opção para quem adora sabores cítricos e refrescantes e não dispensa um bom drink. Para essa receita utilize uma boa marca de vodka e se surpreenda ainda mais.

 

Você precisará de 500 g de kiwi, 250 ml de vodka, 300 ml de água filtrada e 150 g de açúcar refinado. Utilize essa opção também para decorar drinks e deixá-los mais coloridos, enriquecendo ainda mais sua estética. Uma ótima ideia de sobremesa alcoólica para seu happy hour.

 

Faça e experimente o brigadeiro alcoólico!

 

Neste artigo te mostramos as opções mais populares e deliciosas de brigadeiros alcoólicos, além de outras receitas maravilhosas utilizando vários tipos de bebidas. Também contamos sobre o surgimento do brigadeiro e que com o passar dos anos surgiram muitas variações diferentes da receita tradicional.

 

Os brigadeiros alcoólicos são opções ótimas para quem gosta de saborear um produto gourmet. Sem contar que existem sabores para agradar todos os tipos de paladar, como as opções que utilizam conhaque, champanhe ou whisky. Sem dúvida, um produto que veio para ficar e fazer a alegria de muitos.

 

Agora que você já conhece todas essas opções incríveis e quais ingredientes utilizar em cada uma delas, é só escolher quais os seus sabores preferidos e aproveitar. Lembre-se que são produtos alcoólicos, apenas para maiores de 18 anos, então  nada de burlar as regras. Bom apetite e até a próxima!