19 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Brasileiros garantem vaga em três finais de simples do Brasil Juniors Cup

Compartilhe essa notícia!

Gaúcho Gustavo Tedesco está na final dos 14 anos . Crédito: Luiz Cândido

 

Brasil fatura título de duplas nos 14 masculino e feminino; paraguaios são campeões nos 16

 

O sábado pela manhã será de muita torcida nas quadras do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A partir das 9h serão realizadas as partidas decisivas das categorias 14 e 16 anos, com ingresso gratuito, mediante a identificação junto à portaria do clube. E tanto nos 14 como nos 16 anos, a comemoração poderá ser brasileira, com a presença dos tenistas Gustavo Tedesco, Amanda Oliveira, Carolina Xavier e Gabriel Generoso.

O primeiro a garantir vaga na final foi o caxiense Gustavo Tedesco. Numa atuação de luxo, o principal favorito da categoria 14 anos masculino passou facilmente pelo argentino Giuliano Furlotti, quarto cabeça de chave, por um duplo 6/0. Para ele, o diferencial da vitória foi começar intenso desde o começo do jogo.

 

“Acho que meu adversário esteve um pouco abaixo hoje, aproveitei a situação e consegui este resultado expressivo. Estou crescendo jogo a jogo, elevei meu nível nas últimas partidas. Espero jogar assim amanhã para sair campeão”, afirma. Na final, ele enfrentará Diego Cueto. O peruano, sétimo cabeça de chave, venceu Miguel Larrea, do Equador, segundo favorito, em três sets, placar de 6/4, 2/6 e 6/4.

 

Na categoria 14 anos feminina, a final será 100% brasileira. No primeiro confronto, em duelo brasileiro, quem se saiu melhor foi Amanda Oliveira. A tenista caxiense, que agora mora no Rio de Janeiro e treina na academia Tênis Route, ganhou da paranaense Isabelle Torres, em dois sets, placar de 6/4 e 6/1. A terceira favorita acredita que manteve a consistência em quase toda a partida e isto foi determinante para a vitória, principalmente no primeiro set.

 

“Consegui dar o meu melhor, estou tendo uma atitude positiva a semana inteira, amanhã espero que não seja diferente”, disse. Após, foi a vez de Carolina Xavier conseguir outra importante vitória. A catarinense, quarta favorita, derrotou a paraguaia Lujan Alegre, décima do ranking Cosat, de virada, parciais de 4/6, 7/6(3) e 6/2. “Não desisti nunca, mesmo em momentos complicados. No terceiro set minha adversária pareceu cansada e ganhei mais tranquila”, afirma.

 

Na categoria 16 anos masculino, em duelo muito equilibrado entre Gabriel Generoso e Richard Gama, o mineiro levou a melhor e superou o adversário de Mato Grosso, em dois sets, placar de 6/3 e 7/6 (2). Morando em Araraquara, mas treinando no Centro de Formação e Rendimento em São Carlos, Generoso disse que a partida foi muito dura e decidida nos detalhes.

 

“A diferença é que errei um pouco menos, estava calor, complicado de jogar para os dois. Agora que estou na final novamente, espero uma melhor sorte desta vez”comenta o mineiro que vem de vice-campeonato semana passada no Rio de Janeiro. Na finalíssima, o mineiro encara Ignácio Buse. O peruano, cabeça de chave número 11 da categoria, ganhou do paranaense Kaua Gava, em três sets, parciais de 6/4, 6/7(7) e 6/0.

 

Nos 16 anos feminino, a final será estrangeira. Alessia Martinez venceu a última esperança brasileira da categoria. A peruana ganhou da gaúcha Sophia Xavier, em dois sets diretos, parciais de 6/2 e 6/1. Ela jogará a decisão contra a boliviana Gabriela Flores, terceira cabeça de chave, que passou pela principal favorita, a paraguaia Leyla Britez, de virada, parciais de 2/6, 6/2 e 6/2.

 

 

Brasileiros são campeões de duplas nos 14 masculino e feminino. Paraguaios ficaram com os títulos nos 16 anos

 

 

O Brasil garantiu os títulos de duplas, categorias 14 anos masculino e feminino, do Brasil Juniors Cup, que está sendo jogado nas quadras do Grêmio Náutico União. Na tarde desta sexta-feira, em final 100% brasileira, o paulista Thomas Kano e o mineiro William Norton (MG) passaram pelo tenista do Distrito Federal, João Rafael Vieira e pelo mineiro Leonardo Bastos, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/0.

 

Quem também levou o caneco foi a dupla formada pela gaúcha Amanda Oliveira e a catarinense Carolina Xavier. Elas venceram a paraguaia Lujan Alegre e a argentina Luciana Moyano, principais favoritas da categoria, placar de 6/4 e 6/3.

 

Na categoria 16 anos, os gringos garantiram os títulos. No masculino, os paraguaios Adolfo Vallejo e Martin Antonio Vergara Del Puerto ganharam do paulista Gabriel Constantino e do mato-grossense Richard Gama por duplo 6/4 tornando-se campeões. No feminino, as paraguaias Leyla Britez Risso e Paulina Martinessi ficaram com o título, derrotando a boliviana Gabriela Flores e a peruana Alessia Martinez, parciais de 6/0 e 7/5.

 

 

Principal favorita ao título dos 18 anos garante vaga na semifinal

 

 

A sexta-feira também definiu os semifinalistas dos 18 anos, masculino e feminino do Brasil Juniors Cup. Mais uma vez a francesa Diane Parry fez valer a condição de principal favorita ao título da competição. Ela passou pela eslovena Pia Lovric, por dois sets a zero, com parciais de 6/1 e 7/6.

 

Segunda favorita, a norte-americana Alexa Noel não teve dificuldades para superar a compatriota Charlotte Owensby, por 6/3 e 6/2.

 

Quarta pré-classificada, a japonesa Natsumi Kawaguchi teve tranquilidade suficiente para administrar a partida contra a francesa Julie Belgraver e vencer por fáceis 6/2 e 6/3. “Consegui me manter calma no jogo, não deixei ela me atacar, consegui trabalhar muito bem os pontos. Na próxima partida espero fazer a mesma coisa, manter o mesmo nível”, comenta Natsumi.

 

Em outra disputa, a espanhola Ane Del Olmo derrotou a argentina Ana geller, por dois sets a um, com 6/7, 6/2 e 6/4.

 

Na chave masculina, O japonês Keisuke Saitoh, segundo favorito ao título, foi surpreendido pelo norte-americano Martin Damm, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/1.

 

O norte-americano Toby Kodat, responsável pela eliminação do cabeça de chave número 1, Nicolas Varona, segue em ritmo forte. Ele derrotou o canadense Taha Baadi por dois sets diretos, com 6/1 e 7/6.

 

Aos 15 anos, o espanhol Carlos Garfia, pupilo do ex-número um do mundo, Juan Carlos Ferrero, era pura felicidade. Ao vencer o norte-americano Tyler Zink, por duplo 6/2, Garfia alcançou pela primeira vez uma semifinal de um torneio Grupo A da Federação Internacional de Tênis (ITF). “Estou muito feliz, é um torneio de alto nível, joguei muito bem, solto e sem pressão, espero continuar assim”, comemora Garfia.

 

Quem também saiu de quadra com vitória foi o argentino Thiago Tirante. Ele derrotou o francês Arthur Cazaux em um jogo duríssimo, no tie break do terceiro set.

 

A rodada deste sábado, com quatro jogos das semifinais, masculino e feminino, tem início às 9h30, com entrada aberta ao público na Associação Leopoldina Juvenil. Neste sábado também serão disputadas as semifinais de duplas dos 18 anos, masculino e feminino.

 

 

Confrontos deste sábado das categorias 14 e 16 anos

 

14 anos Masculino

Gustavo Tedesco (1) x Diego Cueto (7)

 

14 anos Feminino

Amanda Oliveira (3) x Carolina Xavier (4)

 

16 anos Masculino

Ignácio Buse (11) x Gabriel Generoso

 

16 anos Feminino

Gabriela Flores (3) x Alessia Martinez

 

 

Confrontos deste sábado da categoria 18 anos

 

Feminino

 

Natsumi Kawaguchi x Alexa Noel

 

Diane Parry x Ane Mintegi Del Olmo

 

Masculino

 

Toby Kodat x Thiago Tirante

 

Carlos Garfia x Martin Damm

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!