Em seu ano de estreia a Renault terminou a temporada na segunda colocação entre as cinco montadoras que disputam o Campeonato Brasileiro de Marcas. Para a temporada 2016 o objetivo é o título, tanto o de piloto como o de fabricantes. Em 2015 foram oito vitórias em 16 corridas, onze pódios e cinco poles. Essa contagem recomeça este ano, novamente com o Renault Fluence de competição, na primeira etapa da temporada que será realizada no próximo final de semana (9 e 10/04) no circuito do Velopark, na cidade de Nova Santa Rita (RS).
A Renault traz algumas novidades para a disputa deste ano. Dando continuidade a uma histórica parceria de sucesso nas pistas, a equipe Greco e a Renault estão novamente lado a lado. A Greco Renault é comandada por Fabio Greco, filho da lenda do automobilismo Luiz Antonio Greco (1935-1992). Greco foi chefe de equipe da Equipe Willys, que nos anos 60 dominava as pistas com pilotos como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Bird Clemente e Chico Landi. A dupla de pilotos da Greco Renault será formada por Fábio Carbone e Guilherme Salas. Já a parceria de sucesso com a C2 Team – que tem como chefe de equipe Guilherme Ferro – continua, assim o piloto Gabriel Casagrande, que terá William Starostik como novo companheiro de equipe. A equipe paranaense C2 Team foi a mais vitoriosa da última temporada, andando sempre na frente com seus Fluence de competição.
“O automobilismo faz parte do DNA da Renault. Os motores da marca conquistaram 12 títulos na Fórmula 1, a categoria máxima do automobilismo mundial. No retorno às pistas do Brasil as equipes Renault mostraram qualidade e desempenho. Este ano acreditamos que estaremos ainda mais fortes, seguindo com o sucesso da equipe C2 Team e com a tradicional equipe Greco, responsável no passado pelos vencedores Interlagos e Gordini da equipe Willys”, comenta Caique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
Greco Renault
Fábio Carbone disputou apenas as quatro últimas etapas do ano passado, mas foram suficientes para ele vencer três corridas a bordo do Renault Fluence de competição. Este ano, o piloto vai correr a temporada desde o início, o que garante uma confiança ainda maior para continuar subindo ao pódio na categoria. “Temos três fatores como aliados: o carro, que já conheço muito bem e já me garantiu ótimos resultados; a equipe, que tem tradição no automobilismo; e a Renault, que já demonstrou que está na categoria para brigar por títulos”, analisou o paulista do carro #45.
Com apenas 21 anos de idade, o jundiaiense Guilherme Salas ingressou no Brasileiro de Marcas no ano passado, venceu três corridas, conquistou duas poles e terminou a competição em terceiro lugar. “A Renault tem grande presença no esporte a motor por todo o mundo, e aqui no Brasil não está sendo diferente. É muito motivador fazer parte disso, pilotando um Fluence. Quero ajudar a montadora a ser campeã no Brasileiro de Marcas”, ressaltou o piloto do carro #21.
A equipe Greco Renault tem como parceira a PPG, centenária empresa americana que atua no Brasil desde os anos 90 focada em áreas como pintura automotiva – original e repintura -, pintura arquitetônica, tintas industriais, revestimentos, entre outros.
C2 Team
Pela equipe C2 Team, o paranaense Gabriel Casagrande, que fará a sua quarta temporada na categoria, foi o piloto que mais venceu a bordo do Fluence. Foram cinco vitórias e duas poles com o carro #83 em 2015, quando terminou a temporada em quinto na classificação geral. “Ano passado já foi muito bom e este ano será ainda melhor. Vamos buscar repetir as vitórias e pódios, focar no título entre os pilotos e também levar a Renault ao primeiro lugar entre as montadoras, pois tenho muito orgulho de defender essa marca”, destacou o piloto de 21 anos de idade.
Completando a dupla da C2 Team, William Starostik, com o carro #31, vem somar forças em sua segunda temporada no Brasileiro de Marcas. O piloto natural de Curitiba já disputou a Stock Car e a Fórmula Renault. “Estou bem feliz em correr pela C2 Team, um time que vem crescendo a cada ano e conquistando seu espaço nas maiores categorias do Brasil. Além disso, estou realizado por representar a Renault, uma referência mundial no automobilismo e que também tem sido destaque aqui no Brasil. Teremos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que colheremos bons frutos”, enfocou Starostik.
A equipe C2 Team tem parceiros como a Motrio, marca de peças da Renault para a manutenção de veículos com mais de três anos que oferece toda a qualidade da marca francesa; Rio Linhas Aéreas, que atua no mercado de hangaragem de aeronaves executivas; a STP e Petrpolus, que tem uma linha completa de produtos para lubrificação, tratamento e proteção do motor de seu veículo; Aldo Rodas, que oferece serviço de borracharia e recuperação de rodas; e o Banco Renault, braço financeiro da Renault no Mundo presente em mais de 20 países.
Automobilismo no DNA da Renault
Os esportes a motor são parte integrante da identidade de marca da Renault e de seu DNA. Tudo começou em 1898, quando Louis Renault percebeu que as competições automobilísticas eram uma ótima vitrine para exposição de seus veículos, e competiu em algumas provas, juntamente seu irmão Marcel, com um carro que construiu na época. Mas foi na Fórmula 1, onde a Renault volta este ano com equipe própria, que a marca alcançou as mais importantes conquistas. A Renault fez sua estreia na categoria em 1977 e nesses 39 anos conquistou 12 títulos mundiais de Construtores e 11 de Pilotos.
A Renault organiza na Europa há mais de 45 anos a Fórmula Renault 2.0, que permitiu que vários campeões do mundo ingressassem no automobilismo e alcançassem o mais alto nível. Hoje 60% dos pilotos titulares da F1 vieram da Fórmula Renault. A divisão Renault Sport Racing ainda organiza competições de rali, como o Clio R3T, e campeonatos como a Copa Clio e o Renault Sport R.S.01 Trophy.
A Renault, em parceria com a equipe e.dams e sob a direção do tetracampeão mundial de Fórmula 1 Alain Prost, participa com destaque na Fórmula E, competição que reúne monopostos elétricos. Na temporada passada a equipe francesa conquistou o título de construtores do campeonato.
Programação 1ª etapa do Brasileiro de Marcas – Velopark
Sábado – 9 de abril
11h – 11h10: Classificação
15h45: largada 1ª corrida
Domingo – 10 de abril
10h10: Largada 2ª corrida
Calendário Brasileiro de Marcas 2016
1ª etapa – Nova Santa Rita (RS)
2ª etapa – Goiânia
3ª etapa – Santa Cruz do Sul (RS)
4ª etapa – Viamão (RS)
5ª etapa – São Paulo
6ª etapa – Brasília
7ª etapa – Curvelo (MG)
8ª etapa – São Paulo