15 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Brasil aumenta o número de residências com acesso à internet

Compartilhe essa notícia!

Estudo publicado em junho evidenciou a expansão da tecnologia nas áreas rurais

 

Expandir a tecnologia em todo o Brasil sempre foi um desafio necessário e, em alguns casos, até ambicioso. Para um país que há poucas décadas ainda enfrentava problemas para implementar energia elétrica, a questão da inclusão digital se torna ainda mais profunda. Porém esse cenário tem mudado de maneira significativa nos últimos anos. No pós-pandemia, sobretudo, o Brasil tem hoje uma outra relação com o uso da internet.

 

Segundo dados de uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2021, mais de 70% da população rural brasileira já utilizava a internet. Em 2019, esse número era de apenas 53%.

 

O estudo, que levou anos para ser publicado e que vem sendo desenvolvido desde 2005, teve sua versão mais recente publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

 

População brasileira mais tecnológica

Outro dado em destaque deste estudo é que a grande maioria da população brasileira com mais de 10 anos de idade (tanto rural quanto urbana) já usou a internet nos últimos meses. Mais precisamente, 148 milhões de pessoas, correspondentes a 81% da população brasileira.

 

De acordo com Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br/NIC.br, a pesquisa confirmou como a pandemia de COVID-19 foi relevante para o uso da internet, principalmente para o trabalho remoto e para o estudo, uma vez que as escolas precisaram se adaptar a este novo modelo. Nos domicílios rurais, houve um aumento de 20% na proporção de residências e estabelecimentos que passaram a ter acesso à internet entre o período de 2019 e 2021.

 

De acordo com José Ronaldo Rocha, sócio da EY e líder de consultoria para o segmento TMT (Tecnologia, Mídia e Entretenimento), ainda há muito o que ser feito, porém “o Brasil rural é a próxima fronteira a ser desbravada pelo avanço das telecomunicações no país. Atualmente, praticamente todos os moradores das cidades já estão conectados de alguma forma à internet (…)”.

 

Chegada de novas tecnologias

Uma revolução importante que o Brasil está prestes a vivenciar é a implementação da rede 5G em todo o país. Isso permitirá uma revolução nas cidades do interior, sobretudo nas tecnologias usadas para o agronegócio, o que as tornará mais potentes e eficazes. Isso, consequentemente, bate na questão ambiental, como o uso de energias renováveis para que tudo se mantenha funcionando sem a agressão ambiental, como as fazendas solares e o uso de energia eólica nas regiões com bastante vento.

 

O uso massivo de dados para aumentar a produção do campo e proteção do meio ambiente fará com que novos caminhos se abram para a economia e a realidade social do país.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!