Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Um público de mais de cem profissionais de Saúde, Segurança e Educação assistiu, na manhã da sexta-feira (12/05), à palestra “Abordagem Técnica Humanizada às Tentativas de Suicídio”, ministrada pelo major Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros de São Paulo. O palestrante – referência nacional no combate ao suicídio – veio a Nova Odessa a convite do Setor de Saúde Mental/CAPS da Secretaria de Saúde da Prefeitura.
O evento realizado na Câmara de Vereadores e de grande impacto social foi considerado um grande sucesso, com presença de dezenas de profissionais da cidade e de outros locais do Estado.
“Devido à importância dessa temática, entre os presentes, recebemos até o SAMU de São Sebastião (Litoral Norte). O suicídio é considerado grave problema de Saúde Pública mundial e tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. É um fenômeno complexo e multifatorial que gera consequências desestruturantes na sociedade”, comentou a coordenadora da Saúde Mental de Nova Odessa, Maria José da Cruz, a Marzé.
O major Diógenes Munhoz salvou 57 vidas diretamente – e muitas outras a partir de um curso em que ensina abordagem humanizada em tentativas de suicídio. Com base em pesquisas e experiências, ele montou, com seu projeto de mestrado, um curso que hoje é aplicado em serviços de emergência pública em 20 estados brasileiros. O curso é aberto a profissionais de outras áreas, como médicos, psicólogos e demais profissões que lidam com o tema diretamente ou indiretamente.
“Na palestra ministrada em Nova Odessa, o major ensinou a técnica de linguagem e sinais corporais que o abordador pode utilizar. Além disso, foi demonstrado o fluxo de tentantes e seus diversos tipos: o depressivo, o psicótico e o agressivo, as fases da abordagem, os fatores de risco e de proteção (Rede de Apoio). Dessa forma, a Saúde Mental vem atendendo os profissionais interessados e sensibilizados no tocante à problemática e auxiliando para um melhor atendimento à população de Nova Odessa”, disse Marzé.
A palestra também contou com representantes da Secretaria de Saúde, enfermeiros do Hospital Municipal de Americana, Unimed (Americana/Nova Odessa/SBO), GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) do Bombeiros da Polícia Militar de Piracicaba, Pelotão de Bombeiros de Piracicaba, Rede de Urgência de Pirassununga, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Apadano, CAPS Americana, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária da Saúde de Nova Odessa, Saúde Mental de Americana e Saúde Mental de Sumaré.
Profissionais de outros segmentos também marcaram presença, entre eles, das Secretaria de Educação e de Segurança, por meio da Guarda Municipal, os bombeiros civis voluntários de Nova Odessa e de Sumaré, representantes da Escola Estadual Geraldo de Oliveira, da Diretoria de Ensino Americana, alunos de Psicologia da Unisal, Cetep (Centro de Estudos de Terapias e Psicanálise) de Campinas e servidores da Câmara Municipal de Nova Odessa.
VEJA TAMBÉM
Sombra garantida! Os 800 coqueiros do Hot Beach Olímpia são convite à vida boa nos feriados
BNDES aprova R$ 250 milhões para a Suzano restaurar 24 mil hectares de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia
Com o apoio da Suzano, mais de 23 mil pessoas saíram da linha da pobreza em São Paulo