fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Bolsa primordial em gatos: entenda mais sobre ela

O que você deve saber sobre a pancinha extra do seu gato

 

Quem tem gato em casa sabe que tocar na barriga dele é uma zona proibida. Por mais fofa e atraente, diferente dos cães, os gatos não costumam gostar muito de carinho nessa parte específica do corpo.

É muito raro você ver um gato deitar de barriga pra cima pedindo carinho, e a causa disso pode ser diversa.

Alguns dizem que, esse carinho na barriga, pode trazer aos felinos lembranças da sua recuperação da castração. Outros afirmam que é porque é uma área sensível, já que é localizado alguns órgãos vitais.

Mas é válido lembrar que, independente de qualquer coisa, a castração é super importante para os felinos, uma vez que ela ajuda a prevenir, além da gravidez, outras doenças que podem ser desenvolvidas, como câncer.

Quando um gato deita de barriga pra cima para o dono, isso significa apenas que ele confia extremamente em você.

 

Dormir de barriga pra cima também mostra que ele está relaxado e bem confiante para essa posição, uma vez que quando dormem é o momento de menos “proteção” que eles têm.

 

Portanto, se ele dorme assim perto de você, é uma pequena demonstração de confiança. Mas, por serem desconfiados, essa atitude pode não ocorrer com pessoas desconhecidas.

O ideal é que, se você sabe que o seu gato irá reagir mal ao toque, nem procure tentar. Isso quebra a confiança que ele tem em você, uma vez que ele procura sempre se proteger.

 

Isso tudo tem relação com o comportamento natural dos gatos. Quando você tenta acariciar a barriga, você pode perceber que a linguagem corporal dele irá mudar da água para o vinho e muito rápido, o que pode gerar mordidas e arranhões.

 

Quando seu gato está andando ou até mesmo deitado, você já deve ter notado que ele tem uma espécie de pancinha na parte traseira, próximo as patas.

Todos os gatos têm isso, e o nome que se dá para essa barriguinha extra é: bolsa primordial.

O que é bolsa primordial?

A bolsa primordial é aquele acúmulo de pele um pouco flácida que parece muito com um pneuzinho em gatos. Ela está em toda a barriga do gato, mas fica muito mais evidente na parte traseira.

Essa bolsa é o primeiro local em que se armazena gordura, ou seja, é ali que um médico veterinário irá examinar caso seu gato esteja acima do peso ou obeso.

Todos os gatos tem essa bolsa, seja filhote ou adulto, de uma raça ou outra. Nenhum deles escapa dessa pancinha.

Até mesmo outros felinos – como leão e tigre – têm essas bolsas, por mais que não sejam tão aparentes em alguns deles.

A bolsa primordial, apesar de armazenar gordura, não é um excesso de gordura, mas você deve observar bem o seu gatinho, principalmente após a castração, pois ela pode disfarçar a obesidade.

 

Portanto, é necessário sempre manter as consultas ao veterinário em dia.

Qual sua utilidade?

A bolsa primordial pode ter três funções básicas. Dentre elas é a proteção. Quando há uma briga entre gatos, essa camada extra de pele acaba protegendo os órgãos vitais.

Esse é o motivo até da ameaça de morder quando você tentar tocar a barriga deles. Eles não gostam de serem tocados em suas partes mais sensíveis e vulneráveis.

A segunda função é ajudar na agilidade e flexibilidade na hora dos saltos e corridas. Essa pele ajuda a estender a barriga e as patas quando o gato irá correr ou pular.

Sua terceira função é ajudar no armazenamento de alimentos. Isso possibilita que a barriga se expanda e encha o estômago. Principalmente para os felinos selvagens isso é extremamente útil.

Deve se preocupar?

A bolsa primordial não é algo que deve colocado como algo errado com o seu pet, uma vez que ela faz parte do seu gatinho e não tem como mudar isso.

O que deve estar de olho é sobre a gordura acumulada no corpo dele. Como a obesidade pode ser confundida com a bolsa, é necessário manter-se de olho.

Como já dito, as bolsas armazenam comida e gordura, por isso a alimentação do seu bichinho deve ser saudável, para evitar doenças que a própria obesidade pode causar.

Fique de olho no comportamento do seu gato. Se ele se mostrar mais sonolento e cansado do que é normalmente, leve-o ao veterinário, pois somente uma consulta médica irá dizer se ele está acima do peso ou não.

Se você notar que a pele está ficando mais frouxa, isso pode significar perda de peso, ou seja, seu gato não está com a alimentação saudável também. Sempre mantenha as consultas ao veterinário em dia.

Tem como diminuir a bolsa primordial?

A bolsa primordial diminui conforme o peso do seu gato, então, para evitar ficar muito abaixo ou muito acima do peso, a alimentação deve ser balanceada e com proteínas na medida certa.

Troque diariamente a água do seu gatinho. A hidratação é super importante também para a saúde, principalmente após ele gastar toda a energia.

Falando em energia, estimule seu gato a correr, brincar e pular. Esse é o melhor jeito dele gastar energia e praticar exercícios. Tire um tempinho do seu dia para incentivá-lo a brincar.

No que se diz da ração, você deve consultar um especialista para preparar uma boa dieta para o seu gato.

Sempre reforçamos que consultas à uma clínica veterinária devem ser mantidas em dia, além também de estar sempre atento aos comportamentos diários do seu pet.

Lembre-se que acúmulos de gordura, sobrepeso, obesidade e tumores na região sempre serão diagnosticados com exames específicos feitos por um bom profissional. Sendo assim, não é recomendado que o pet seja diagnosticado ou medicado em casa, por conta própria.

Comentários