5 de maio de 2024

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Bodybuilding x Redes Sociais: Como o marketing esportivo mudou as tendências e os relacionamentos

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As redes sociais vieram com muita força e mudaram nossa forma de comunicação nos últimos 10 anos, são parte de nossa realidade atual e vem fazendo muita diferença no dia a dia das pessoas; influenciando diretamente diferentes mercados, entre eles, o mercado fitness no Brasil e no mundo.

Ao longo do tempo e em razão das mudanças sociais retratadas o mercado fitness vem adquirindo maior visibilidade tornando objetivos pessoais que vão desde os cuidados para uma vida saudável até a construção do corpo desejado.

O bodybuilding vem tomando corpo, estão surgindo novas categorias que vem popularizando o esporte, como as categorias Men’s Physique, Classic Physique e Wellness e não restam dúvidas sobre o quanto as redes sociais tiveram peso nesse processo de popularização do esporte e surgimento de novas categorias.

Independentemente do negócio ou setor, todos nós precisamos de um sistema de marketing e vendas comprovado que gere repetidamente leads e vendas.

O marketing esportivo é um conjunto de estratégias que visa gerar oportunidades de negócio no mundo dos esportes. Por sua vez, ele vem ganhando ainda mais força, mostrando-se como uma ótima ferramenta para gerar negócios.

Com mais de 5 milhões de praticantes, o mercado fitness é realmente muito promissor no Brasil. Afinal de contas, em um país em que ter o corpo escultural é quase uma obrigação e cada vez mais brasileiros e brasileiras estão preocupados com isso.

A nova tendência da vez é o bodybuilding, um dos esportes que mais vem ganhando destaque entre os adultos e adolescentes que buscam um físico simétrico e atlético. Na internet existem diversas personalidades que perceberam seu potencial de influência e que colecionam seguidores no mundo todo que se alimentam desse conteúdo.

O Brasil ocupa hoje a segunda posição no mundo em números de academias e tem um faturamento enorme nesse setor. E essa também é uma ótima área para empreendimentos e negócios, principalmente para os que querem se diferenciar e investir em marketing digital. Afinal, uma parcela muito significativa dos praticantes de atividade estão conectados e acessam as redes com frequência.

Através de um programa para divulgar conteúdo interessante, você vai, aos poucos, ficando conhecido entre o público que gosta desse tipo de notícia. Então, sua empresa vai tendo um reconhecimento maior e ganhando cada vez mais adeptos.

O mercado esportivo atual tem como sua principal fonte de lucro a comercialização dos direitos de imagem, promoção e merchandising de seus campeonatos, motivo que atrai cada vez mais empresas a patrocinarem e criarem ações comerciais visando a divulgação de suas marcas em eventos esportivos e agremiações.

As ações de marketing na contemporaneidade estão presentes em muitas modalidades esportivas, e de uma forma direta, tanto clubes quanto empresas estão contentes com suas parcerias, pois o retorno de imagem e propaganda gratuita e espontânea é grande.

Ter leads qualificados é produzir conteúdo relevante para seu público. Quando isso acontece com frequência, você acaba se firmando como uma referência no assunto, sendo naturalmente consultado por seu público. E essa, pode acreditar, é a melhor moeda dentro da internet hoje em dia. Portanto, se precisa investir em marketing digital, não abra mão da qualidade dos leads.

Além disso, ter leads qualificados te posiciona melhor no Google e faz com que você seja facilmente encontrado, aumentando as chances de as pessoas conhecerem seu negócio.

O fato de unir consumo e paixão, o marketing esportivo consegue ser uma ótima plataforma para quem busca novas formas de trabalhar com essas táticas empresariais.

De acordo com o Fê Cruz, considerado como autoridade quando o assunto é marketing esportivo, ele define essa ação empresarial como a capacidade de produzir e entregar uma demanda de mercado.

Obviamente, o estudioso considera o marketing como uma oportunidade de gerar lucro e ter capacidade suficiente de enxergar a demanda da área que a empresa atua, e não trabalhar apenas com desejos.

Através desse contexto, compreendemos como o marketing vem sendo frequentemente usado, isso porque ele é capaz de impulsionar as vendas.

Como dito, o marketing esportivo é um segmento que tem o objetivo principal de gerar negócios. Porém, essa segmentação não se limita apenas à geração de oportunidades empresariais.

Assim como outros tipos de marketing não se limitam apenas no aumento do alcance, podemos observar como o marketing esportivo consegue ser aplicado em várias esferas esportivas, do mesmo modo em que consegue ser responsável por determinar uma harmonia entre produção e consumo.

Já no Brasil, o marketing esportivo não está tão distante de ter as práticas destas estratégias se for comparado com os Estados Unidos. A sua prática no Brasil, geralmente, trabalha com a exposição das marcas e patrocínio para atletas e equipes.

Diferentemente dos países que já têm esse tipo de marketing já consolidado, no Brasil existem poucas ações planejadas a longo prazo, com maior envolvimento de clientes e consumidores.

O fato é que os esportes conseguem mover multidões, por esse motivo, essa estratégia deve agir entre a paixão, entretenimento e o prazer de viver e sentir os prazeres que só o esporte consegue proporcionar.

Pelo fato de conseguir atingir o lado emocional do público, o marketing esportivo consegue provocar emoções nos indivíduos e, além disso, promover um lucro e faturamento maior para as empresas envolvidas.

Como prova de que o marketing esportivo está sendo eficiente, a imagem da empresa associada a um evento, atleta ou time, faz com que o seu público-alvo tenha uma visão positiva da companhia.

É inegável que as movimentações financeiras conseguem ditar o caráter e as habilidades dos atletas. Relacionar a sua marca com os valores do esporte, faz com que o público entenda que a empresa possui as características daquele esporte.

Fê Cruz é responsável pela comunicação, marketing e estratégia digital da maior feira de “Wellness” da América Latina, (BTFF), gerando mais de 100 milhões de impactos pela campanha de marketing e 70 mil visitantes em três dias de evento.

Outros fatores relevantes da BTFF são os mais de 9,6 milhões de clientes, ocupando o 4o lugar no ranking mundial e primeira posição no ranking em todas as categorias na América Latina.

Para Fê Cruz, seu principal pilar é estar antenado com todas as novidades do universo do marketing digital saindo a frente com seus clientes proporcionando o que há de mais moderno e atual nessa nova era.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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