Artigos / Opinião Variedades 

Boa gestão financeira é essencial para a sobrevivência de uma empresa

Um profissional que saiba atuar na área de finanças pode ser o fator determinante para o tempo de vida de um empreendimento

 

Ser capaz de lidar com a área financeira de forma adequada possibilita não só a sobrevivência no mundo dos negócios, como também ajuda a pensar em novas formas para ser cada vez mais competitivo num mercado acirrado e globalizado. Segundo pesquisa divulgada em 2018 pelo IBGE, mais de 70 mil empresas fecharam as portas em dois anos no Brasil, enquanto um estudo do Sebrae informa que a má gestão é a maior responsável pela queda no funcionamento de organizações.

Luciano Bertaci, docente da área de gestão e negócios do Senac Americana, explica que a globalização torna o mercado mais acirrado, obrigando as empresas a analisar e ajustar seus custos para uma melhor performance diante da concorrência. “Por isso, ter um profissional na área de finanças é de suma importância. É ele quem poderá auxiliar a manter a saúde financeira da empresa e auxiliar ainda na avaliação sobre onde e como investir seu capital.”

O docente explica que a complexidade da administração de um negócio aumenta conforme o seu crescimento, e é necessária uma boa gestão financeira para que seja possível apurar custos e composição de preços no intuito de lidar com o planejamento e execução de melhorias nos processos organizacionais: “Uma eficiente gestão econômica também possibilita uma ampla perspectiva sobre o cenário atual, quais ações implantar para colocar a organização à frente da concorrência”.

 

Cursos na área

Para os interessados na área, o Senac Americana está com inscrições abertas para o curso Técnico em Finanças, que auxilia na estruturação e operacionalização de projetos e na execução de melhorias no ambiente profissional.

“A qualificação prepara o aluno para gerenciar e tomar decisões mais assertivas, tendo todas as bases contábeis de mercado. Assim, ele conseguirá alcançar um ótimo entendimento financeiro e passará confiança e credibilidade aos empresários na tomada de decisões’’, explica Luciano.

Além do Técnico em Finanças, o Senac Americana oferece outros  cursos técnicos e de curta duração na área de gestão e negócios em 2019. Um dos destaques é a capacitação Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria. Para obter informações e fazer inscrição, acesse o Portal www.sp.senac.br/americana.

 

Serviço:

Técnico em Finanças

Data: 12 de março de 2019 a 12 de junho de 2020

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

 

Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria

Data: de 27 de julho a 31 de agosto de 2019

Horário: aos sábados, das 13 às 17 horas

 

Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo – Americana/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/americana

 

*Fontes: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/22711-mercado-perde-70-8-mil-empresas-entre-2015-e-2016

https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf

Comentários

Leia também...