20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Black Friday: apesar das polêmicas nas promoções, o dia é esperado por consumidores no Brasil e no mundo

Imagem: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Por Alberto Guerra

Você sabe quais são os países que aderem à Black Friday? Sem dúvida essa é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes e também pelos consumidores. E, apesar de ter surgido nos Estados Unidos, o dia das promoções já está no calendário de diversos países ao redor do mundo.

 

A Black Friday é uma estratégia promocional do varejo que acontece em novembro com a conotação de descontos imperdíveis e características de ritual de consumo. Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano, a data ganhou esse título apenas nos anos 2000.

 

No Brasil, a primeira vez que a Black Friday aconteceu foi em 2010. No início, as promoções eram restritas às lojas virtuais, porém, com a popularização e o sucesso das vendas, os descontos chegaram às lojas físicas.

 

Black Friday ou Black Fraude?

No entanto, ao longo dos anos no Brasil, a data ganhou um caráter de desconfiança. Com bastante frequência, os consumidores brasileiros se queixam das falsas promessas de descontos, e, apesar de termos evoluído nesse sentido, encontramos alguns poucos lojistas mal-informados.

 

Tirando os mal-intencionados, há uma diferença de expectativa x realidade da nossa Black Friday. Nos Estados Unidos, os descontos são realmente agressivos e reais, mas, uma das razões que os favorece é o sistema de cobrança de impostos em vigor, no qual os impostos são acrescidos ao preço final do produto.

 

No Brasil não é assim: os impostos (em média 35%) já vêm embutidos no preço do produto e são pagos na origem, independentemente de quando e por quanto será vendido. Isto é certamente um limitador no percentual de descontos. Expectativas de descontos de 70% a 90% não correspondem à nossa realidade. Quando aplicado de forma genuína – dependendo do setor (com menor tributação) – o desconto pode chegar a 50%. Mais do que isso pode até acontecer, mas serão produtos pouco atrativos para o consumidor.

 

Promoções pelo mundo

Outros países que também tem Black Friday são Argentina, Colômbia, Chile, Índia, Reino Unido, Canadá, México, Japão, Nova Zelândia,  Espanha, Costa Rica, Panamá, Portugal, Noruega, França, Suíça, Grécia, Uruguai e Paraguai.

 

Sobre o autor

Alberto Guerra é doutor pela USP e professor no Centro Universitário Unimetrocamp Wyden. É especialista em Black Friday e autor do livro Black Friday no Brasil (Ed. Labrador).

 

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden

O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

 

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas  de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!