Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Bicicleta: conheça os benefícios de pedalar todos os dias

As bicicletas têm se tornado um meio de transporte cada vez mais comum no dia a dia do brasileiro. Por conta da pandemia do Coronavírus, muitos preferiram optar pelas bikes para ir ao trabalho, ao invés dos ônibus e metrôs.

 

Com isso, o movimento nas ciclovias de São Paulo e Rio de Janeiro aumentou em quase 250% do ano passado para cá. Mas será que o Brasil um dia poderá ser considerado um país igual a Holanda?

 

Para se ter uma ideia, na Holanda existem mais bicicletas do que habitantes. Além disso, segundo os dados do portal especializado holandês FitForBeach, 84% dos habitantes utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.

 

Enquanto aqui no Brasil possuímos prédios construídos para servirem de estacionamento de carros, na Holanda existe o maior edifício de estacionamento de bicicletas do mundo. A verdade é que a bicicleta é um objeto indispensável para os holandeses.

 

E aqui no Brasil, será que o pedal chegou para ficar de uma vez por todas? A verdade é que essa forma de locomoção deveria ser adotada pela maioria dos brasileiros. Afinal de contas, o exercício físico diário ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis.

 

Além disso, pedalar traz inúmeros benefícios à saúde. Vamos conhecer alguns deles?

 

 

 

 

 

Emagrecimento

 

Sim, pedalar todos os dias vai te ajudar a emagrecer. Principalmente porque o exercício causado pela bicicleta aumenta o seu metabolismo. Ou seja, seu corpo queima as calorias mais rapidamente.

 

Redução do colesterol

 

Ao emagrecer e queimar gorduras, você consequentemente também elimina o colesterol ruim (LDL). Muito bom, não é mesmo?

 

Tonificação dos músculos

 

Se você não está acostumado a pedalar, o início pode ser cansativo para você. No entanto, saiba que isso é passageiro. Ao longo do tempo, os músculos do seu corpo irão se fortalecer e você conseguirá pedalar distâncias cada vez maiores.

 

Isso acontece porque ao pedalar você fortalecerá os músculos da coxa e glúteos.

 

Aumento do fôlego

 

Você costumava ficar cansado ao fazer exercícios simples como subir escadas? Saiba que ao pedalar todos os dias você aumentará consideravelmente a sua resistência. Dessa forma, você verá que não ficará cansado com facilidade.

 

Auxilia na coordenação motora

 

Quem aprende a andar de bicicleta, não esquece nunca. No entanto, o domínio da bike pode ser diferente caso você passe um longo período sem pedalar. Por isso é importante que você pedale com frequência. Assim, você estimula a sua coordenação motora.

 

Melhora do sono

 

Você sabia que pedalar diariamente pode te ajudar a dormir melhor? Principalmente se você tem insônia ou demora a pegar no sono. Ao pedalar com frequência e melhorar o seu ritmo cardíaco, o seu corpo começa a trabalhar de forma sincronizada.

 

Com isso, os níveis de cortisol diminuem. Você sabe o que é o cortisol? O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, é o principal vilão do sono. Portanto, com o pedal, você ajuda a eliminá-lo e pode dormir com muito mais tranquilidade.