Biblioteca de Americana recebe a exposição coletiva Americanazine

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Americana), por meio da Biblioteca Municipal “Jandira Basseto Pântano”, iniciou nesta segunda-feira (3) a exposição coletiva Americanazine, com pinturas, desenhos e gravuras dos artistas Vinicius Ruiz, Juliana Madureira, Enrico Scudeler e Sabrina Fernandes. A mostra será realizada até o dia 24 de setembro e a entrada é gratuita.

As zines são revistinhas independentes e não profissionais com diversos fins. O termo zine veio de fanzine, aglutinação de fan magazine – literalmente “revista de fãs” –, inicialmente popularizada como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários e musicais.

Vinicius Ruiz está no segundo semestre do curso técnico em Comunicação Visual e começou neste ano a se envolver com os zines e publicações. Para Juliana Madureira, a exposição se trata de reflexões de contexto urbano, em meio à constante relação e evolução da cidade e do ser, como uma forma de mutualismo. As obras acompanham trechos de poemas da exploradora de artes, Camila Macedo. Já para o artista Enrico Scudeler, a exposição Americanazine expressa, por meio de autorretratos, a mudança rápida da infância até a fase adulta. Sabrina Fernandes é formada em comunicação visual e tem uma produção de sketchbooks chamada Polimeria. Trabalha com colagem há três anos, além de gravura e fotografia e tem como inspiração enciclopédias e revistas antigas.

A Biblioteca fica na Praça Comendador Müller, no Centro de Americana e é aberta ao público de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3461-9157.

Fotos: Susy Coutinho

Comentários

Notícias relacionadas