24Horas Saúde 

Benefícios do sol para a nossa saúde

É comum associarmos o sol à doenças pejorativas como o câncer de pele por exemplo. De fato o sol pode causar graves problemas, as queimaduras estão entre as consequências da má exposição solar. Além disso podemos citar ainda as manchas, que surgem principalmente no rosto.

Porém o que nem todos sabem é que o sol desempenha um papel literalmente essencial na nossa saúde. Sem o sol não existiria vida humana, ele é crucial para o nosso corpo, mas é preciso utilizá-lo a nosso favor com extrema cautela.

Logo mais irei mostrar quais são os principais benefícios do sol para a nossa saúde. Mas antes é necessário seguir algumas recomendações. A primeira delas é nunca se expor ao sol depois das 10 ou antes das 16 horas. Também é extremamente importante utilizar o protetor solar mesmo quando os raios solares estiverem bem amenos.

Benefícios da exposição solar

Fortalece os ossos: O sol propicia ao organismo uma excepcional quantia de Vitamina D. Este nutriente é essencial para a nossa saúde, principalmente pelo fato de atuar com eficácia no combate e prevenção de doenças ósseas.

Previne o câncer: Como sabemos, para que haja o surgimento do câncer, há a necessidade do aparecimento de células danosas. Essas células na verdade são transformadas em células malignas, e o sol pode ser útil por justamente reduzir as chances de haver o surgimento de células maléficas.

Depressão: O sol acelera a produção de um neurotransmissor cujo nome é serotonina. Esta substância é responsável pelo humor, e na ausência da mesma, pode ter certeza que ficarás mal humorado.

Sono: O sol também propicia um melhoramento na produção de melatonina, que por sua vez atua com eficacidade no propiciamento de um sono de qualidade. Outra dica importante para dormir bem, é não consumir alimentos ricos em cafeína  antes de se deitar, como é o caso de chás e café.

Fonte: ilovesaude

Comentários

Leia também...