26 de abril de 2024

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Benefícios de usar o CRM

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CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, um software que organiza e registra qualquer informação sobre interações entre empresa e cliente, o que ajuda a manter um bom relacionamento entre as partes.

Inclusive, o uso da tecnologia é muito importante para ajudar no desenvolvimento de soluções para as companhias, fazendo com que elas tenham mais vantagens competitivas e que saibam reconhecer o perfil de sua clientela.

O CRM é um desses recursos tecnológicos, então, por meio dele, as organizações conseguem estudar as necessidades e interesses de uma pessoa que pode vir a ser um cliente.

Com base nas informações obtidas sobre o público, fica mais fácil estabelecer uma conexão com ele. E é a partir disso que a empresa vai trabalhar todas as suas estratégias de marketing e vendas.

O consumidor, hoje, assume um papel muito mais ativo no relacionamento com as marcas, por isso, elas precisam estar munidas de ferramentas que ofereçam suporte para o relacionamento com o cliente.

É assim que se torna possível atender e, por vezes, superar as expectativas dos consumidores. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de CRM, sua importância e mostrar suas vantagens. Acompanhe a leitura até o final.

O que é CRM?

CRM, como falamos, é uma sigla para Customer Relationship Management, que em português é traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Trata-se de um sistema que permite organizar e registrar todos os pontos de contato que o cliente tem com uma empresa. 

Então, ao entrar em contato com um consumidor, o vendedor de uma empresa de pavimento drenante, por exemplo, consegue registrar informações, como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Visitas ao site;
  • Descrição das interações.

É uma forma de centralizar as informações sobre clientes, leads e oportunidades da companhia. Mas veja, não se trata de uma lista de contatos, mas de uma ferramenta que ajuda a construir um relacionamento duradouro.

Além disso, ela garante a melhor experiência para o cliente durante toda a jornada de compra, o que ajuda a elaborar abordagens mais eficientes.

Toda vez que a organização entrar em contato com alguém, terá acesso às informações sobre essa pessoa, obtidas em conversas anteriores.

Esse sistema está cada vez mais acessível, visto que antigamente era mais caro. Atualmente, ele pode ser adquirido por qualquer tipo de empresa, que pode encontrá-lo em versões mais fáceis de usar e mais baratas.

Importância do CRM para os negócios

As ferramentas CRM servem de apoio para colocar em prática as estratégias de mesmo nome. Mesmo assim, muitos gestores ainda não compreendem sua importância.

Ao implementá-la em um negócio, este passa por uma série de mudanças em sua estruturação comercial, na estrutura e na forma como a equipe de vendas aborda os leads.

Por meio dele, um fabricante de bucha de latão consegue organizar o histórico, evitando que os vendedores percam informações ou prazos. Tais situações comprometem a venda e a experiência do cliente.

Ademais, nenhuma empresa deve contar com a memória dos vendedores, pois tem a oportunidade de contar com uma tecnologia que melhora todo o fluxo de vendas.

Esse software ajuda a personalizar o funil de vendas, incluindo as etapas definidas pela organização. Assim, os vendedores registram detalhes de cada oportunidade ou perdas, informando os motivos.

Além disso, registram o próximo passo na negociação com cada cliente, o que evita que o processo fique parado. O uso desse sistema também é importante para centralizar todas as informações, o que traz ganho de valor para vendedores e gestores de maneira igual.

Usar planilhas não organiza o processo da mesma forma, pois cada profissional tem sua maneira de fazer os registros ou pode se esquecer de registrar. Além disso, as planilhas são um método pouco escalável e nada confiável.

Assim, dentro de um fabricante de unidade condensadora, por exemplo, tudo o que foi falado em contatos anteriores precisa estar acessível para os vendedores. E todos os dados gerados precisam estar mapeados e organizados para facilitar a análise dos gestores.

A ferramenta CRM coloca tudo em um único lugar, além disso, o armazenamento é feito em nuvem, o que permite acesso de qualquer lugar, sem precisar instalar o software.

É por meio desse sistema que a companhia passa a conhecer a fundo os perfis para os quais deseja vender. E se você quer ganhar a confiança dos clientes e fidelizá-los, precisa ir além do básico.

Por meio do CRM, o vendedor consegue registrar tudo o que possa colaborar para o processo de vendas, como comentários, preferências do lead, seus problemas no dia a dia, como ele conheceu a empresa, se já usou as soluções dos concorrentes, entre outros.

Por fim, a ferramenta CRM é importante porque ajuda a fidelizar os clientes, o que chega a ser tão ou mais importante do que conquistar um cliente novo. Isso porque convencer uma pessoa que já comprou com você a comprar de novo é muito mais fácil do que um cliente novo.

Com as informações registradas no sistema, seu negócio pode criar ofertas direcionadas que estimulam a compra e melhoram o relacionamento com o cliente.

Ademais, é uma forma de incentivar essas pessoas a indicarem a sua marca para outras, por meio de programas de benefícios e outras estratégias.

Agora que você já entende a importância dessa ferramenta, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as suas vantagens. Acompanhe a leitura.

Vantagens do CRM para os negócios

Ao utilizar um software de CRM, um fabricante de filtro para seringa, bem como qualquer outra empresa, tem acesso a muitas vantagens, como:  

Qualificação de leads

Muitas informações podem ser registradas no CRM, o que ajuda a equipe de marketing a qualificar os leads e identificar aqueles que estão prontos para a venda.

Essa qualificação é feita por meio de notas, para isso, são analisadas informações do perfil e relacioná-las com a posição no funil de vendas.

Ao fazer essa qualificação, o time de marketing descobre oportunidades para o time de vendas, que entra em ação com mais chances de fechar negócio.

Fidelização de clientes

Por meio dessa ferramenta, a equipe de marketing de um fabricante de bucha de suspensão, por exemplo, sabe quais leads fecharam negócio com a companhia.

A partir disso, pode criar conteúdos direcionados a eles, para estreitar o relacionamento e facilitar a etapa de fidelização.

Ao saber o que leva uma pessoa a comprar com seu negócio, organizando as métricas e sabendo qual é o custo de aquisição de clientes (CAC) e retorno sobre investimentos (ROI), fica mais fácil criar campanhas de marketing.

Reduz problemas de comunicação

Por vezes, há falhas na comunicação entre a equipe de vendas e o time de vendedores, o que leva a desentendimentos profissionais entre eles.

Então, quando uma pessoa pesquisa sobre datador inkjet preço, por exemplo, ela vai fazer negócios com marcas que mantêm esses dois times aliados.

E por meio das ferramentas CRM, a integração entre as duas equipes é facilitada. Isso porque esse sistema funciona como uma inserção entre os dois setores.

É algo possível porque ele precisa ser alimentado com informações de todos os envolvidos durante a atração de clientes e fechamento de vendas.

Comunicação personalizada

Ao utilizar o CRM é possível personalizar o relacionamento com os contatos, consequentemente, a companhia vai se relacionar com cada cliente de maneira mais pessoal e próxima, independentemente do canal utilizado para isso.

O alto número de informações que um fabricante de disjuntor motor é capaz de registrar nesse software é o que garante uma comunicação individualizada, o que ajuda a conquistar a confiança do consumidor.

Mais eficiência no processo de vendas

Por fim, a integração entre uma plataforma CRM e o marketing da companhia acaba por melhorar a produtividade da equipe de vendas. Os vendedores passam a receber leads qualificados, o que lhes permite atendê-los da melhor forma possível.

Esses consumidores já estão bem informados sobre o produto ou serviço, uma vez que consumiram conteúdos trabalhados com base nas informações registradas na ferramenta.

Em vista disso, o trabalho comercial de um fabricante de bomba auto escorvante, por exemplo, será otimizado e mais eficiente, com foco apenas na negociação e nas condições comerciais.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, pudemos ver que o uso de um software CRM é imprescindível para melhorar o atendimento, as taxas de conversão e as estratégias de fidelização dos clientes.

É uma ferramenta importante para otimizar as campanhas e estratégias de marketing, proporcionando diminuição de custos e gerando bons retornos sobre investimentos.

Devido a todas as mudanças na relação de consumo entre empresa e cliente, é fundamental contar com um sistema que melhora ainda mais o relacionamento, e o CRM é capaz de proporcionar essa melhora.

Portanto, ele não deve ficar de fora do dia a dia do seu negócio, unindo as estratégias de marketing e vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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