Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Brasil / Mundo

Bebidas alcoólicas adulteradas: rótulos e etiquetas podem ajudar a evitar fraudes e casos de intoxicação no país

Dennis Moraes 6 de outubro de 2025 4 minutes read
Rótulos
Compartilhe essa notícia!

Consumidores e estabelecimentos devem ter atenção às embalagens e possíveis indícios de falsificação e violação, como lacres rompidos e ausência de informações sobre a procedência dos produtos

Nos últimos dias, casos recorrentes de bebidas alcóolicas adulteradas e contaminadas por metanol, uma substância potencialmente tóxica e de difícil identificação, foi responsável por uma série de casos graves de saúde e até mesmo óbitos, especialmente na capital paulista e região. Embora a prática não seja inédita – um estudo conduzido pela Euromonitor International para a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) mostrou que o mercado ilegal de álcool no Brasil impõe um custo R$28 bilhões à saúde pública do país – as recentes repercussões têm colocado autoridades e consumidores em alerta.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

De acordo com um levantamento do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp (Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo), divulgado em abril de 2025, a prática é responsável por 36% do volume de bebidas destiladas comercializadas no Brasil. A ação gera não só um risco à vida da população, como também impactos financeiros e compromete a reputação das marcas que têm seus produtos violados e falsificados. Para o consumidor, cuja exposição pode ser fatal, Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison, ressalta alguns pontos de atenção que devem ser observados, especialmente nas embalagens.

“Os rótulos e embalagens já dizem muito sobre os produtos, especialmente quando pensamos em um setor que nos últimos anos investiu fortemente em soluções com alta tecnologia agregada para ajudar a identificar as adulterações. Embalagens com rótulos mal impressos ou com erros, lacre violado e ausência de dados básicos como CNPJ, lote ou validade, somam fortes indícios de bebidas falsificadas; além, é claro, de características atreladas à própria bebida, como alterações de cor e odor”, explica a executiva.

Ainda de acordo com Keyse, existem soluções autoadesivas aplicadas ao desenvolvimento da embalagem que ampliam a margem de segurança em diferentes frentes, como antiviolação, antifalsificação e rastreabilidade. O uso de rótulos e etiquetas autoadesivas, aliado a tecnologias inteligentes como RFID, QR Code serializado ou NFC — ainda recentes e pouco utilizadas no mercado de bebidas — possibilita manter a rastreabilidade, identificar e inibir tentativas de adulteração ou substituição do conteúdo da embalagem, além de garantir o acompanhamento em todo o processo. Dessa forma, o consumidor passa a ter mais segurança e confiança na autenticidade do produto que consome.

“Por isso é tão importante ter atenção ao conteúdo e à embalagem, antes de iniciar o consumo. Mais do que um recurso estético, rótulos, etiquetas, tags de rastreabilidade e lacres funcionam como uma camada extra que aumenta a proteção, garantindo que o produto chegue ao consumidor nas mesmas condições em que saiu da fábrica. Marcas confiáveis investem continuamente em soluções que unem originalidade, qualidade e segurança, adotando tecnologias capazes de dificultar fraudes e oferecer sinais visíveis de violação. Assim, ao observar uma embalagem íntegra e com informações claras sobre procedência, lote e validade, o consumidor tem um indicativo importante de que está adquirindo uma bebida autêntica e segura”, complementa Keyse.

Para ilustrar, a executiva usa como exemplo as etiquetas e rótulos autoadesivos de alta tecnologia oferecidos pela companhia, entre eles, soluções de segurança como as da categoria VOID (etiquetas que ao serem removidas revelam a palavra que identifica conteúdo violado “VOID”).

“Outras opções são os lacres de segurança, que se rompem ao serem removidos, evidenciando a abertura da embalagem; as etiquetas security label, produzidas com papel de segurança que contém fibras coloridas visíveis e fibras fluorescentes perceptíveis apenas sob luz UV; além das etiquetas inteligentes, como NFC, QR Code e RFID, que permitem a rastreabilidade da bebida e fornecem informações relevantes ao consumidor”, conclui.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!
Tags: #BebidasAdulteradas #FalsificacaoDeBebidas #Metanol #Rastreabilidade #SegurancaDoConsumidor ABBD AveryDennison EmbalagemSegura MercadoIlegalDeAlcool RotulosDeSeguranca SaúdePública TecnologiaAntifraude

Post navigation

Previous: SBO Kids: Programação do mês das crianças começa neste final de semana
Next: Brasil brilha alto nas olimpíadas internacional e latino-americana de astronomia

Relacionadas

mcamg_abr_280918_6330_1.jpg
  • Brasil / Mundo

Teto de pensionista e aposentado do INSS sobe para R$ 8.475,55 em 2026

Redação 11 de janeiro de 2026
conta_de_energia_mcajr_abr2907221116.jpg
  • Brasil / Mundo

Aneel divulga calendário para anúncio de bandeiras tarifárias em 2026

Redação 11 de janeiro de 2026
fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-29.jpg
  • Brasil / Mundo

Fazenda comemora IPCA de 4,26% e projeta menor inflação do Plano Real

Redação 10 de janeiro de 2026
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco