19 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Bebel promove audiência pública para defender concursos e contratação justa

Compartilhe essa notícia!

Parlamentar quer concurso público para 100 mil professores

 

A segunda presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT) promove audiência pública nesta próxima segunda-feira, 12 de junho, para defender concursos e contratação justa no serviço público estadual. A audiência acontece às 18 horas, no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e visa estabelecer medidas a serem desenvolvidas para pressionar o governo estadual a atender a reivindicação da Apeoesp e demais entidades representativas do funcionalismo público estadual.

Com relação ao magistério, de acordo com Bebel, somente com a realização de concurso público para 100 mil novos professores poderá resolver a falta de professores, uma vez que a rede estadual de ensino apresenta essa defasagem. A parlamentar também defende a contratação de funcionários de apoio, os chamados Agente de Organização Escolar.

Desde o início do ano, a deputada vem cobrando do governador Tarcísio de Freitas, e do secretário estadual da Educação, Renato Feder, a contratação de professores para a rede estadual de ensino, uma vez que as escolas estaduais também estão funcionando com defasagem desses profissionais, sobrecarregando as direções, coordenação e professores, que acabam sendo obrigados a desenvolverem também esta função.

Para a deputada Bebel, a abertura de concurso para 15 mil professores feita pelo governo estadual, no entanto, não resolverá a situação do magistério paulista. “A defasagem no Estado é de 98 mil professores. Essas 15 mil vagas oferecidas são insuficientes frente à existência de 98 mil professores contratados de forma temporária (categoria O)”, diz, ressaltando que a Apeoesp também reivindica a estadualização do concurso, “pois a regionalização não atende às necessidades da categoria. Também queremos a abrangência de todas as disciplinas, com número de vagas suficientes, regras justas, corretas e não abusivas”.

Diante da falta de diálogo do governo estadual para tratar do assunto, a Apeoesp ingressou com ação judicial para contestar exigência de que os candidatos apresentem um vídeo com a simulação de uma aula com duração de 5 a 7 minutos. “Queremos liberdade para os candidatos aprovados escolherem entre aderir à carreira por subsídio ou à carreira do Magistério regulada pela Lei Complementar 836/97. A realização de concurso justo e correto tem impacto na qualidade do ensino, na medida em que garante estabilidade e continuidade às equipes escolares, acesso dos professores a direitos”, destaca a deputada Professora Bebel.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!