Deputada diz que 50% recursos do IPVA devem ser destinados para garantir a manutenção e melhorias nas rodovias paulistas
A deputada estadual Professora Bebel (PT) denunciou na tarde desta quarta-feira, três de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a estratégia do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tentar impor novos pedágios nas rodovias estaduais que cortam o Interior do Estado de São Paulo. Bebel denuncia que nas cidades onde houver recuo da implantação do pedágio, através do sistema free flow, o governo estadual diz que não terá recursos para reformar as estradas.
A deputada estadual piracicabana diz que isso não tem cabimento, uma vez que 50% do IPVA, pagos pelos proprietários de veículos no Estado de São Paulo, devem ser destinados justamente para melhorias nas rodovias paulistas.
Bebel destacou que na região de Piracicaba, aonde reside, em função de uma grande mobilização da sociedade, o governador Tarcísio de Freitas acabou desistindo de colocar cinco praças de cobrança de pedágios, sendo três na rodovia SP-304, que liga Piracicaba a Americana, e mais duas na estrada velha de Tupi. “Houve, sim, um recuo, mas não deve ser no sentido de penalizar a população com a falta de investimentos nas rodovias, uma vez que isso aumenta os riscos de acidentes, como o ocorrido no início desta semana em que quatro pessoas foram a óbitos justamente na SP_304, nas proximidades do distrito de Tupi”, destaca.
A deputada Professora Bebel diz que ao todo, o governador anunciou a instalação de 110 pontos de cobranças de pedágios em rodovias estaduais, através do sistema free flow. “Está tendo um recuo, em função da mobilização e pressão da população, mas no sentido de deixar as estradas ao léu e os acidentes acabam acontecendo. Daí, aparece o pessoal ligado ao governador dizendo que se conceder estas rodovias à iniciativa privada, as concessionárias garantirão a sua manutenção, com a cobrança de pedágios. Não é assim, a bancada do Partido dos Trabalhadores criou uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo justamente para fazer o debate e mostrar que não deve ser assim, até porque os 50% do que é arrecadado com o IPVA deve ser destinado e são suficientes, sim, para cuidar e garantir melhorias nas rodovias estaduais paulistas”, completa.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124




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