Atriz contou, recentemente, que estava com ‘tireoide totalmente desregulada’
Mais comum em mulheres, é necessário permanecer alerta em relação aos sintomas quando há algum problema com a tireoide. Foi o que aconteceu, recentemente, com a atriz Vitória Strada, atual participante do Big Brother Brasil 25.
No ano passado, Vitoria, de 28 anos, publicou um vídeo contando que estava sentindo muita fraqueza, cansaço e tristeza e que, para ela, era tudo indisposição. Mas, depois de uma consulta médica, relatou que estava com a tireoide “completamente desregulada”. Ela disse que “meio que já sabia que eu tinha uma questão com a tireoide, mas eu estava deixando para lá, eu estava me enganando” e, depois de uma consulta médica, veio o resultado: alterações na tireoide que provocam todas essas sensações: “Às vezes, o cansaço pode ser confundido com uma tristeza, um cansaço extremo. Aí você acha que é uma coisa de saúde mental e é uma coisa física, como uma tireoide, que está causando esse cansaço. Então o corpo é todo integrado, ele todo se conversa… Eu que às vezes não estou conversando com ele”, refletiu.
O médico cirurgião de cabeça e pescoço e especialista em tireoide, Erivelto Volpi, reforça que sintomas como cansaço, fraqueza, perda de força muscular e pele seca “podem estar relacionados ao hipotireoidismo, quando a tireoide produz menos hormônio tireoidiano que o organismo precisa (…) o diagnóstico é facilmente realizado com exames de sangue e ultrassom!”.
Antônio Rahal, médico radiologista intervencionista especialista em tireoide, reforça que mulheres – e também homens – precisam ficar de olho em sintomas como cansaço, desânimo, fraqueza, ganho ou perda de peso e consultar um médico: “Fala-se muito de doenças nas mamas, próstata, câncer de pele, depressão, mas pouco sobre tireoide que é a glândula do equilíbrio do nosso corpo! Tem formato de borboleta, por isso, gosto de dizer que é a nossa borboleta do equilíbrio!”.
O possível caso de hipotireoidismo de Vitória Strada é um exemplo que é necessário estar de olho nos sintomas e passar pelo médico com regularidade. “O tratamento da disfunção pode devolver ao paciente a qualidade de vida”, apontam os médicos.
Dr. Erivelto Volpi
Doutor em cirurgia pela Universidade de São Paulo (USP), o médico é especialista em ablação por radiofrequência e técnicas minimamente invasivas de tratamento de tireoide. Em 2018, o Dr. Erivelto foi à SEUL, na Coréia do Sul, para aprender de perto a técnica de ablação de nódulos de tireoide por radiofrequência. Hoje, o doutor é um dos poucos credenciados do Brasil a utilizar a técnica e um dos responsáveis por implementar o procedimento no Brasil.
Dr. Antonio Rahal
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, o especialista concluiu a residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem através do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP – INRAD. Em 2018, tornou-se o primeiro radiologista intervencionista a realizar a Ablação de Nódulos de Tireoide por Radiofrequência no Brasil.
VEJA TAMBÉM
Síndrome Respiratória Aguda Grave: especialista alerta sobre os principais cuidados
Setembro Verde: Conheça detalhes sobre o transplante de fígado
Pneumonia em idosos: conheça as causas e riscos