Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Nova Odessa

Banda Sinfônica de Nova Odessa retoma apresentações com ‘lives’ de concertos compactos sem público

A Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ retoma as apresentações públicas nesta sexta-feira (17). No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, os concertos ocorrerão com a banda fragmentada, sem plateia e transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Nova Odessa no Facebook. Até o próximo dia 25, estão programadas 16 ‘lives’ que terão como palcos o Teatro Municipal ‘Divair Moreira’ e o Paço Municipal.

 

O maestro Márcio Beltrami explica que, para respeitar os protocolos de segurança para prevenir a disseminação do novo coronavírus, a banda foi dividida em oito grupos, que vão se revezar em apresentações de uma hora. A ideia, segundo o regente, proporcionar entretenimento, lazer, cultura, e principalmente, apoio em tempos de quarentena.

“Vivemos um momento de isolamento carregado com tensão, angústia e estresse. Com as ‘lives’, pretendemos levar um pouco de conforto emocional às pessoas em suas casas”, afirmou o maestro, lembrando que a última apresentação da banda ocorreu em 19 de dezembro. A estreia em 2020 estava marcada para 14 de março, durante edição especial da Feira de Artesanato, mas foi cancelada em função da pandemia.

Com distanciamento entre os músicos e higienização dos espaços e instrumentos, a programação de abril começa nesta sexta, às 11h (quarteto de flautas e percussão) e 15h (quarteto de clarinetas e percussão), no saguão da Prefeitura; e às 12h (quarteto de clarinetas e percussão), no Teatro Municipal. Entre sábado (18) e terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, outras três apresentações estão programadas. Elas ocorrerão das 12h às 13h, no palco do teatro. As ‘lives’ seguem até o dia 25 (veja a programação abaixo).

“Os grupos são formados por músicos ecléticos. Por isso, estamos montando repertórios que vão do popular ao erudito, com clássicos brasileiros e universais. Serão concertos para acalmar o coração e alimentar a alma”, completou o maestro Márcio Beltrami. Ao todo, 38 músicos participarão das apresentações.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Josias Queiroz, elogiou a dinâmica dos concertos. “A retomada das apresentações da Banda Municipal vai ocorrer de forma segura para os músicos e o público. Nesse momento, a música e a cultura são importantes aliadas da nossa população no enfrentamento da pandemia”, comentou o secretário.

Confira a agenda de concertos

Teatro Municipal ‘Divair Moreira’*

Sexta (17) – quarteto de clarinetas e percussão

Sábado (18) – quinteto de metais

Segunda (20) – quinteto de saxofones

Terça (21) – quarteto de flautas e percussão

Quarta (22) – quinteto de metais

Quinta (23) – quarteto de metais e percussão

Sexta (24) – quarteto de clarinetas e percussão

Sábado (25) – trio de palhetas duplas


(*) Sempre das 12h às 13h

Saguão do Paço Municipal

Sexta (17), às 11h – quarteto de flautas e percussão

Sexta (17), às 15h – quarteto de clarinetas e percussão

Quarta (22), às 12h – quinteto de metais

Quarta (22), às 16h – quinteto de saxofones

Quinta (23), às 10h – quarteto de metais e percussão

Quinta (23), às 15h – trio de palhetas duplas

Sexta (24), às 10h – quarteto de clarinetas e percussão

Sexta (24), às 15h – quinteto de metais

 

As ‘lives’ serão transmitidas pela página www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa.