RMC Saúde 

Banco de Sangue: estoque do tipo O está muito baixo


O Banco de Sangue do Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi está com o estoque muito baixo do tipo O positivo e negativo. Por isso, os profissionais do local apelam para a sociedade para que os doadores se dirijam até o Banco para fazer a coleta e, assim, aumentar o volume de bolsas disponíveis.

 

A maior demanda é para o tipo O (positivo e negativo). Os demais estão com os estoques relativamente bons. Não será coletado o tipo B positivo porque o estoque está bem abastecido. O sangue e seus derivados têm prazo de validade e não dá para estocar por muito tempo. Além disso, resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinam que todo material coletado tem de ser utilizado, não deve ser desprezado de forma alguma.

 

As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento a vítimas de acidentes graves, pequenas ou grandes cirurgias, pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.

 

O doador precisa seguir algumas recomendações:

– Não estar em jejum;

– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

– Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;

– Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;

– Apresentar documento com foto válido no território nacional;

– O doador deve ter entre 16 e 67 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;

– Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.

 

O Banco de Sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e funciona de segunda a sexta, das 8 às 11h30. Os doadores devem entrar pela portaria de internação. O telefone para contato é o 3468 1739.

 

 

Unidade de Imprensa: Pedro Roberto da Silva

Comentários

Leia também...