12 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Balanço final aponta 235 peixes transferidos do Parque Ecológico de Nova Odessa para o Bosque Manoel Jorge

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Terminou na quinta-feira (31/08) o trabalhoso processo de transferência de cerca de 235 peixes, de várias espécies, da represa do Parque Ecológico Isidoro Bordon (o Zoológico Municipal de Nova Odessa) para a represa do Bosque Manoel Jorge – a “outra” área verde urbana da cidade. O peso total dos peixes foi estimado em cerca de 400 quilos. Praticamente não houve perdas de espécimes.

 

Realizada pelas equipes da Defesa Civil Municipal, Coden Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a transferência foi necessária devido à drenagem do reservatório do Zoo, que vai agora ser desassoreado e recuperado, com a remoção estimada de 28 mil metros cúbicos de terra e areia que se acumularam ao longo dos anos.

 

“Tiramos de lá um bagre africano bem grande, um corimba, carpas, pacus, cascudos de todos os tamanhos, carás, muitas tilápias e uma grande maioria de traíras, além de vários cágados e um tigre-d’água (um tipo de tartaruga). No geral, devido às dificuldades enfrentadas, a operação foi um sucesso”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.

 

Segundo ele, apenas quatro cascudos e três tilápias morreram depois de serem reintroduzidos na represa do Bosque Manoel Jorge. Ele agradeceu às equipes da Coden, do Setor de Trânsito e do próprio Zoológico pelo apoio nos três dias de “pesca”. A Secretaria de Meio Ambiente voltou a destacar que, por estarem em áreas de preservação, os peixes são espécimes protegidos e têm sua pesca e consumo terminantemente proibidos.

 

Na noite de terça (29/08), após o primeiro dia do trabalho de remoção de peixes e do esvaziamento da represa do Zoo, a GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada pela vigilância e chegou a deter dois indivíduos, de 34 anos e 50 anos de idade, tentando entrar no local com redes de pesca. Ambos foram conduzidos ao Plantão da Polícia Civil, autuados e liberados em seguida.

 

REFORMA

 

A partir da próxima semana, já vazia, a represa do Parque Ecológico Isidoro Bordon, situado entre o Jardim Europa e o Residencial Mathilde Berzin, receberá o desassoreamento. A limpeza e desassoreamento da represa é a primeira etapa do longo processo de recuperação do Zoo Municipal, iniciado agora pela gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho). O Município investe R$ 150 mil nesta primeira etapa de recuperação do espaço, executada pela Mauro Terraplenagem e Locação Ltda.

 

A maior parte da represa havia sido reduzida praticamente a um “espelho d’água” ao longo da última década, durante a qual o local permaneceu fechado e em processo de deterioração de sua infraestrutura de visitação. Mesmo fechado ao público desde 2010, a equipe do Zoológico Municipal cuida de quase 100 animais silvestres, incluindo a manutenção dos recintos.

 

Por isso, segundo o prefeito, desde 2021 a atual gestão vinha buscando formas de viabilizar economicamente as diversas etapas de recuperação necessárias, de forma que ele possa ser reaberto ao público em breve.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!