4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Avançam as obras de moradias para idosos do Condomínio Vida Longa

Compartilhe essa notícia!

As obras de construção das 28 casas destinadas para idosos do Condomínio Vida Longa avançam em Americana, na região do bairro Jaguari. Segundo a Secretaria de Habitação de Americana, que acompanha os trabalhos, os serviços de respaldo deverão ser concluídos em todas as unidades nos próximos dias.

Até agora, 22 casas já receberam as obras de água e esgoto de parede e os serviços de elétrica de parede. Nesta semana, terá início a obra de esgoto condominial.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Cezaretto, falou sobre o andamento das obras e os benefícios do Programa para os idosos de Americana. “As obras estão em ritmo acelerado para que as casas sejam entregues possivelmente no final de dezembro ou início de 2024, segundo a empreiteira e a CDHU. As casas vão abrigar os idosos em situação de vulnerabilidade pelo tempo que for necessário, recebendo os cuidados e atenção que merecem”, disse Luiz.

O empreendimento terá cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço, e contará com áreas de lazer para promover a socialização dos idosos, além de espaços para horta e academia. Itens de segurança e acessibilidade também estão no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros.

O Programa Vida Longa é voltado para atender pessoas acima de 60 anos de idade, que vivem preferencialmente sozinhas ou com vínculo familiar fragilizado, em situação de vulnerabilidade e risco social, e realizado pela Secretaria de Estado da Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com as prefeituras. A Prefeitura de Americana cedeu a área para a construção das 28 moradias.

O convênio foi assinado no dia 16 de dezembro de 2021 pelo prefeito Chico Sardelli, após intermediação do ex-deputado federal Vanderlei Macris. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. O processo documental foi formalizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Convênios. O condomínio está sendo construído pela CDHU com investimento a fundo perdido.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana será a responsável pela manutenção e gestão do Programa, que tem caráter protetivo e está em consonância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Por Daniela Alves (MTB 23611)

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!