2 de julho de 2024

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Autoatendimento pode tomar lugar no varejo nos próximos anos

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Serviço de self-checkout aumenta nos ramos do varejo brasileiro

 

 

É fato que a tecnologia chegou para revolucionar a forma como vivemos e, consequentemente, a forma como consumimos. E a pandemia pareceu acelerar esse processo, uma vez que, por conta da impossibilidade de sair de casa para evitar a propagação do coronavírus, muitas pessoas dependeram da internet e de dispositivos para prosseguir com as atividades da rotina. Outro ponto, porém, chama bastante a atenção em relação ao avanço da tecnologia: o autoatendimento.

 

De acordo com uma pesquisa de 2020, realizada pela Zebra Technologies Corporation, que anualmente divulga as possíveis tendências da tecnologia, o autoatendimento já é uma realidade na sociedade. A intenção é tornar o atendimento mais rápido, mais seguro e otimizado, além de corroborar com a lógica de distanciamento social em tempos de pandemia – afinal, não é necessário interagir com outro ser humano durante o autoatendimento.

 

A pesquisa mostrou que houve um aumento de 72% no investimento de tecnologias do tipo por empresas varejistas, um ramo que pode se beneficiar muito desse tipo de dispositivo. Além dos benefícios mencionados acima, o autoatendimento permite a implementação de mais formas de pagamento, inclusive formas de pagamento inteligentes.

 

37% dos compradores que foram entrevistados para a pesquisa interagiram com algum tipo de terminal de autoatendimento nos últimos seis meses, e 70% disseram que isso otimiza muito a experiência do cliente. E essa visão também é compartilhada pelos funcionários das empresas varejistas: 92% dos líderes e 88% dos funcionários enxergam o autoatendimento como uma solução que melhora a experiência e a jornada de compra. O estudo considerou mais de 4.000 consumidores, 500 funcionários e 400 executivos do setor de varejo de diversos continentes.

Em 2020, 29% das transações de varejistas do ramo de alimentos foram processadas por meio de terminais de self-checkout, um aumento de 6% em relação ao ano anterior (2019). E a tendência é que esse tipo de atendimento cresça ainda mais nos próximos anos: a implementação de mais serviços por meio dos totens de autoatendimento, como mensagens de voz (o que ajuda muito na acessibilidade de pessoas com deficiência), além de integração com mais meios de pagamento. Desta maneira, o autoatendimento reduz empecilhos na jornada de compra do cliente, reduz o tempo de atendimento direto com o público dos funcionários, dá mais independência para o cliente e, de quebra, auxilia no fechamento de caixa, que é automatizado.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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