Santa Bárbara d´Oeste Saúde 

Atletas de Alto Rendimento e o uso de Suplementos Alimentares


Suplementação é diferenciada de acordo com a modalidade esportiva em competição.

Diante dos sucessivos recordes alcançados pelos atletas de todas as áreas, se torna cada vez mais evidente o progresso no preparo físico dos esportistas da nossa atualidade. Sabendo que a demanda energética nos treinamentos e nas competições requer uma dieta adequada, a nutrição esportiva desenvolve um papel fundamental e contribui para que os atletas possam alcançar o seu potencial ao máximo, respondendo assim às exigências de cada modalidade.

Especialistas revelam o que trabalho da nutrição esportiva envolve além da promoção da sua saúde. Para os esportistas consiste ainda em evitar lesões e alcançar altos indicies de performance. A recomendação do uso de suplementos alimentares por estes profissionais demonstra que existe algo mais, que contribui de maneira eficaz para a carreira dos atletas e pode fazer diferença no resultado final. “O planejamento dietético é fundamental para desempenho esportivo. Atualmente existe um crescente consumo dos suplementos por praticantes de esporte e atletas, desta maneira, a suplementação deve ser acompanhada por um profissional e associada a uma dieta já planejada para a modalidade esportiva em questão“, declara o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa.

Uma evolução deste fato é que nos anos 60, em pesquisas feitas sobre o glicogênio (reserva energética), foi descrita pela primeira vez a dieta da supercompensação, que consistia primeiro na diminuição do conteúdo de carboidratos da dieta seguida do aumento da sua ingestão acompanhada de uma diminuição na intensidade dos treinos, a fim de potencializar os estoques de glicogênio muscular. O efeito desta prática era um aumento no tempo de resistência sem que ocorresse a diminuição da intensidade na prova. Esse tipo de conduta nutricional foi usado com sucesso por muitos atletas e é utilizado até hoje por alguns competidores.

O mercado de suplementos alimentares oferece hoje uma série de produtos com funções específicas ao organismo. A suplementação é indicada quando o atleta não consegue alcançar, por meio da alimentação, os nutrientes necessários para sua necessidade individual, o que depende dos treinos e da atividade em questão, tanto durante quanto após o exercício. Os ergogênicos, por exemplo, são suplementos que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica. Os repositores, como o próprio nome diz, são utilizados em determinadas fases para garantir a reposição dos nutrientes perdidos por alguma situação específica. “Atletas de alto rendimento realizam seções desgastantes de treinamento, portanto precisam de uma recuperação mais rápida e também reforçar suas defesas imunológicas. A suplementação para um ciclista ajuda a evitar o desgaste muscular, esta modalidade precisa de um equilíbrio de carboidrato, vitaminas e minerais. No caso do nadador profissional, a suplementação é sugerida de acordo com o seu biótipo e a modalidade olímpica. Em outros esportes, como o vôlei de praia, é importante o uso da suplementação durante os treinos, para que não sejam perdidas as características físicas de força, velocidade e potência“, explica o nutricionista esportivo, Humberto Nicastro.

De acordo com o Ministério da Saúde, completam a categoria de suplementos alimentares, os seguintes grupos:

Energéticos – Por proporcionarem energia para o corpo, os carboidratos magros podem ser consumidos por meio da ingestão dos energéticos, antes e durante os treinos (depende das características do indivíduo e do esporte). Maltodextrina e dextrose são os produtos mais utilizados desse grupo, sendo encontrados em pó ou gel.

Proteicos – Para ampliar o consumo diário de proteínas e garantir a reposição para o corpo. Indicados após o treino por quem deseja definição ou hipertrofia muscular. Fazem parte do grupo: Whey Protein, Caseína, Albumina e o Isolado Proteico da Soja.

Compensadores – Para casos de desnutrição, ou para quem ampliou as necessidades por conta dos treinos intensos, os compensadores são indicados porque contam com carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais. As versões em pó e líquido estão disponíveis nas lojas especializadas.

Aminoácidos – Para o aumento da massa muscular magra e para a reposição muscular. São os BCAAs, aminoácidos de cadeira ramificada: Leucina, Isoleucina e Valina. Indicados pra exercícios físicos de longa duração ou de alta intensidade.

Termogênicos – Suplementos que contêm substâncias que aceleram o metabolismo e promovem energia nos treinos como cafeína ou o guaraná em pó. Contribui para aumentar a queima de gordura.

 

Sobre a Brasnutri – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor.

 

www.brasnutri.org.br

Comentários

Leia também...