RMC 

Atendimento Domiciliar: Americana garante atendimento em casa a 203 pacientes

 

A atenção, o atendimento e o acesso aos tratamentos para os moradores de Americana vão além dos 24 postos médicos, Rede Nossos PAIs, hospitais, Núcleo de Especialidades, Unidade de Terapias Alternativas e demais unidades de saúde como o laboratório municipal. Pacientes acamados são atendidos pela Unidade de Atendimento Domiciliar.

Duas equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionistas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo percorrem os bairros da cidade e atendem em domicilio as pessoas acamadas.

Americana garante atendimento em casa a 203 pacientesSegundo a coordenadora da UAD, Silvana Teixeira, essa equipe multidisciplinar desenvolve em domicilio orientações aos cuidadores, supervisão do tratamento e cuidados, além do acompanhamento do paciente desde a sua admissão na Unidade até sua alta, internação ou óbito.

Em 2013, a Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) atendeu 203 pessoas – 14% a mais em relação ao ano anterior – e proporcionou a elas um tratamento em casa com cuidados especiais. Ao todo foram 2.086 atendimentos realizados pela equipe.

Silvana explicou que os critérios para admissão de pacientes na UAD são: pacientes totalmente acamados que usam sonda para urinar, sonda de alimentação, curativos, oxigenoterapia domiciliar. “Precisam ser residentes em Americana e ter um cuidador”, acrescentou.

A coordenadora comentou que a avaliação pode ser solicitada por qualquer cidadão americanense. “Para isso basta ter em mãos um encaminhamento médico, que pode ser solicitado quando o paciente é acamado. Este encaminhamento deve ser entregue na sede da UAD. Posteriormente, o paciente receberá a equipe em domicílio para avaliação e conforme os critérios descritos acima será admitido ou não na Unidade”.

“O atendimento domiciliar garante tranquilidade e qualidade na continuidade do tratamento dos pacientes acamados. É uma alternativa à hospitalização que favorece também a interação e participação dos familiares no cuidado” comentou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

A UAD está localizada na Av. Campos Salles, 317. O horário de funcionamento administrativo é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12 horas e das 13 às 16h30.

 

Fotos: Flávio Oliveira/Prefeitura de Americana

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta