SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aston Martin DB12 S: o novo ápice de desempenho e estilo

Aston Martin DB12 S (Aston Martin Lagonda)

Compartilhe essa notícia!

Potência aumenta para 700 cv e aceleração de 0 a 100 km/h cai para 3,4 segundos

 

A Aston Martin tem o orgulho de anunciar o DB12 S. Tomando o DB12 como ponto de partida, o DB12 S se baseia na combinação pioneira de desempenho e acabamento ultraluxuoso, adicionando mais potência e ainda mais proeza dinâmica. Juntamente com mudanças externas marcantes e amplas melhorias internas, o DB12 S é o novo ápice do Super Tourer. A Aston Martin São Paulo já está recebendo encomendas do DB12 S Coupé e Volante (conversível), com previsão de entrega das primeiras unidades a partir do primeiro trimestre de 2026.

Juntando-se ao DBX S e ao Vantage S, o DB12 S é o mais recente a honrar a longa tradição da Aston Martin de aplicar o sufixo “S” à versão de maior desempenho de um modelo consagrado. Esse costume começou em 1953 com o carro de corrida DB3S. Exemplos mais recentes incluem a primeira e a segunda geração do Vanquish S (lançados em 2004 e 2016, respectivamente), os Vantage S V8 e V12, apresentados em 2011 e 2013, e o magnífico Rapide S de quatro lugares, também de 2013.

O coração do DB12 S é uma versão ainda mais potente do formidável motor V8 biturbo de 4 litros da Aston Martin. Agora com 700 cv a 6.000 rpm (um aumento de 20 cv) e 800 Nm entregues entre 3.000 e 6.000 rpm, o DB12 S proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s e velocidade máxima de 325 km/h.

Mantendo esse espírito intensificado, o DB12 S apresenta um novo e distinto som do motor. O novo sistema de escapamento esportivo com quatro ponteiras de escape em aço inoxidável foi ajustado para acentuar as frequências do motor em todas as faixas de rotação, proporcionando maior profundidade e potência. Um sistema de escapamento opcional em titânio amplifica essa trilha sonora, intensificando ainda mais as frequências graves, médias e agudas, elevando o nível sonoro em 1,5 dB, além de reduzir o peso em 11,7 kg em comparação com o sistema de aço inoxidável.

As alterações na calibração do trem de força otimizaram o sistema Launch Control, reduzindo os tempos de troca de marchas em mais de 50% e contribuindo para uma melhoria de 0,1 segundo no tempo de 0 a 100 km/h, que agora é de apenas 3,4 segundos. Os engenheiros da Aston Martin aprimoraram ainda mais a calibração do pedal do acelerador, introduzindo uma sensação mais progressiva com um novo mapa de aceleração drive-by-wire específico para o S, para proporcionar ao motorista uma sensação ainda maior de conexão e controle.

Um amplo pacote de alterações no chassi visa um aumento proporcional na sensação de agilidade, conexão e precisão do motorista. Alterações no software dos amortecedores Bilstein DTX para melhorar o controle de rolagem funcionam em harmonia com uma barra estabilizadora traseira mais rígida e configurações refinadas de geometria de cambagem, convergência e cáster. A combinação dessas alterações proporciona melhorias na confiança e na sensação geral de agilidade.

Ajustes adicionais na calibração da direção e no diferencial traseiro eletrônico (E-diff) permitiram que os engenheiros de chassis da Aston Martin ajustassem a conexão e a resposta para uma sensação ainda mais natural e intuitiva. Com a capacidade de usar mais aceleração no início da curva para máxima satisfação da entrada à saída, o DB12 S atinge um equilíbrio impecável, agilidade e estabilidade para máxima confiança e prazer de dirigir.

Outra atualização importante no DB12 S é a presença de freios de carbono-cerâmica (CCB) como equipamento de série. Oferecendo maior desempenho de frenagem e capacidade térmica, juntamente com uma redução significativa no peso não suspenso, os CCBs – 410 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira – combinam resposta linear de frenagem e sensação consistente do pedal com excepcional resistência à fadiga. Eles também economizam 27 kg de peso não suspenso em comparação com os freios de aço, o que traz benefícios à qualidade de condução, à sensibilidade da direção e ao comportamento dinâmico de dirigibilidade.

O DB12 S também se beneficia da nova geração do sistema de controle de frenagem em curva (CBC, corner braking control) que otimiza a interação entre o Controle Integrado de Deslizamento do Freio e os módulos de Controle Integrado do Veículo. Uma função preditiva dentro do CBC permite que o carro mantenha a estabilidade durante a frenagem em curva, utilizando mais o poder de frenagem traseiro para manter a estabilidade em uma linha mais fechada da entrada da curva até o ápice.

Este sistema permite que o motorista freie mais tarde e, com estabilidade aprimorada, o sistema Integrated Brake Slip Control fornece vetorização de torque no eixo traseiro para proporcionar um comportamento previsível, preciso e consistente nas curvas em todos os ambientes de direção, desde estradas sinuosas, saídas de cruzamentos de rodovias em alta velocidade ou pilotagem em uma pista de corrida.

O Diretor de Desempenho de Veículos da Aston Martin, Simon Newton, afirma: “A tecnologia que introduzimos com o DB12 agora nos permite um escopo excepcional para explorar uma nova profundidade de caráter e capacidade dentro da mesma plataforma de veículo. Com o DB12 S, projetamos cuidadosamente uma série de mudanças que preservam os níveis característicos de refinamento, aumentam o desempenho do veículo e amplificam o envolvimento do motorista. Ao adicionar essa maior largura de banda dinâmica e de desempenho ao DB12 S, acreditamos que isso eleva o espírito Super Tourer a um novo nível emocionante.”

Visualmente, o novo DB12 S reflete seu desempenho significativamente reforçado e sua sensação esportiva com um novo visual marcante. Começando pela dianteira, o DB12 S é identificado pelo novo divisor dianteiro de dois elementos e pelas novas lamelas do capô, cada uma desempenhando um papel funcional e estético.

O divisor abaixa e alarga visualmente o DB12 S para criar um visual mais assertivo, ao mesmo tempo em que gera downforce e direciona o fluxo de ar para dentro e ao redor dos arcos das rodas dianteiras para estabilizar o fluxo de ar e reduzir ainda mais a sustentação. As lamelas do capô (com acabamento em preto brilhante ou em fibra de carbono Twill 2×2 opcional) auxiliam na extração do ar quente do V8 de 4 litros, completando o aspecto frontal mais agressivo do DB12 S.

Passando para as laterais, o DB12 S apresenta soleiras em preto brilhante. Elas dão continuidade à linha formada pelo novo divisor dianteiro, aprimorando ainda mais a postura próxima ao solo. O DB12 S também mantém a tradição de ostentar emblemas “S” em locais-chave, especificamente nos para-lamas, logo abaixo de cada faixa lateral. O emblema “S” forjado, feito à mão, em cromo brilhante ou escuro, complementado com esmalte de vidro vermelho, é uma marca discreta, porém duradoura, de desempenho.

O design traseiro do DB12 S faz uma declaração enfática, capturando a essência de potência aumentada, dinâmica aprimorada e uma trilha sonora inesquecível. Mais uma vez, a aerodinâmica desempenha um papel importante, com o spoiler traseiro fixo aumentando a estabilidade em alta velocidade. Abaixo, encontra-se o novo difusor traseiro, que reduz a elevação, ao mesmo tempo em que abre espaço para os pares de escapamentos empilhados característicos do DB12 S, que são emoldurados por um para-choque traseiro mais largo para máximo impacto visual.

Em comum com seus companheiros da linha “S” na Aston Martin, o interior do DB12 S apresenta uma série de detalhes distintivos exclusivos do modelo de topo. O principal deles é o acabamento anodizado vermelho no controlador rotativo do modo de condução em metal serrilhado, que também define a cor dos cintos de segurança, os debruns dos bancos contrastantes, as costuras contrastantes e os bordados do encosto de cabeça.

Entre as opções oferecidas no DB12 S estão volante esportivo aquecido em Alcantara e as icônicas asas da Aston Martin aplicadas aos encostos de cabeça dos bancos por uma técnica pioneira no setor, utilizando relevo e desbastamento para precisão e profundidade esculturais sem precedentes.

O DB12 S tem três opções de acabamento interno: couro Accelerate e Alcantara, couro semianilina Inspire S e couro semianilina integral Alcantara e Inspire S. Ambos os pacotes Inspire S incluem acolchoamento S com microperfurações e revestimento do teto em Alcantara. O DB12 S é equipado de série com bancos dianteiros elétricos Sport Plus com 16 ajustes, além da opção de banco Performance em fibra de carbono.

Aston Martin DB12 S
(Aston Martin Lagonda)

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a Aston Martin Lagonda

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade “Corrida. Verde.”, a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon, com sua luxuosa linha DBX SUV orgulhosamente fabricada em StAthan, País de Gales. A empresa está no caminho certo para entregar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.

A Lagonda foi fundada em 1899 e uniu-se à Aston Martin em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa está agora listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

Em 2020, Lawrence Stroll tornou-se o presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos. Isto coincidiu com o regresso da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Formula One® Team e deu início a uma nova era para a icônica marca britânica.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!