Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Variedades

Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove evento gratuito sobre trabalho voluntário nos hospitais

Dennis Moraes 26 de janeiro de 2024 4 minutes read
divulgação 1
Compartilhe essa notícia!

Palestra aberta acontece no dia 03 de fevereiro, às 14h em Campinas

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

No dia 03 de fevereiro, sábado, às 14h, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove um evento gratuito com o tema: “A psicologia hospitalar lado a lado com o trabalho voluntário”. A palestra, que será conduzida pela psicóloga Sarah Antonini, será no Pavão Cultural, na Cidade Universitária, em Campinas.

Este é o primeiro evento oficial pós-pandemia para reunir todos os voluntários da entidade. Em 2020 as visitas hospitalares precisaram ser interrompidas. O trabalho dos contadores continuou sendo realizado, só que pelas redes sociais. Com o fim da pandemia, os voluntários retomaram atividades presenciais aos poucos, porém de um modo mais individual ou em pequenos grupos. “Neste ano vamos retomar os treinamentos para formação de novos voluntários, mas antes, pensamos em organizar um evento para quem já atua como contador de histórias, de forma a celebrar este trabalho, lembrá-los da importância da sua atividade, para trocarmos ideias, e nos reciclarmos”, comenta Sonia Barbosa, diretora financeira.

O evento é gratuito e aberto a todos que se interessarem. “Muita gente nos pergunta: como se tornar um voluntário Griots? Pois essa é a oportunidade de vir, conhecer a entidade, entender nossa rotina, para confirmar mesmo o desejo de se inscrever no próximo treinamento”, explica Sonia.

Convidada para conversar com o grupo, a palestrante Sarah Antonini tem mais de 30 anos de experiência como psicóloga clínica, educacional, e com forte dedicação à área hospitalar. Especialista em psicologia hospitalar pela Santa Casa de São Paulo, onde foi também professora e supervisora da clínica de Ginecologia geral e oncologia, atuou na fundação do Núcleo da Psicossomática de Campinas e desde 2011 participa do grupo de cuidados paliativos da SMCC – Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, com cursos de cuidados paliativos, organização de eventos e jornadas com reuniões bimestrais. Atuou como psicóloga da equipe de cuidados paliativos e pacientes crônicos da equipe de atendimento domiciliar da Unimed Campinas (ADUC), por 14 anos e é colaboradora e membro da diretoria da REDE API – Campinas – grupo de apoio a familiares enlutados.

 

Fundada em 2003, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma entidade sem fins lucrativos, cujos voluntários usam a contação de histórias como ferramenta de apoio emocional para crianças-pacientes hospitalares e seus familiares. Por meio de histórias leves, alegres e motivadoras, os voluntários favorecem a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. As primeiras atividades foram no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, e ao longo dos anos se estendeu por 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.

 

Atualmente, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias conta com patrocínio da CPFL Energia e Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Proac-ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.

 

SERVIÇO:

 

Associação Griots – Os Contadores de História convida:

Palestra gratuita: “A psicologia hospitalar lado a lado com o trabalho voluntário”

Data: 03 de fevereiro de 2024

Horário: 14h

Local: Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária – Campinas/SP

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: www.griots.org.br e (19) 98996-7708

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!
Tags: Associação Griots evento gratuito palestra

Post navigation

Previous: Vacinação contra dengue: esclareça suas dúvidas e saiba mais sobre imunização
Next: Lei Lucas: Saúde de Santa Bárbara capacita profissionais da Casa da Criança

Relacionadas

Ônibus do Águia de Marabá Sub-20 colide e preparador físico
  • Variedades

Ônibus do Águia de Marabá Sub-20 colide e preparador físico morre

Redação 16 de janeiro de 2026
Ribera é ouro em etapa da Copa do Mundo de
  • Variedades

Ribera é ouro em etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country

Redação 15 de janeiro de 2026
TV Brasil exibe jogo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco
  • Variedades

TV Brasil exibe jogo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco

Redação 15 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco