5 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Assembleia Legislativa repudia manifestação do vereador Polezi contra universidade federal

Compartilhe essa notícia!

 

Documento foi apresentado pela deputada estadual Professora Bebel e dirigido à Câmara de Vereadores, ao MEC, às universidades federais, à UNE e aos DCE´s.

 

Através da moção 183/2023, da deputada estadual Professora Bebel (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a manifestação levada a público pelo Vereador Fabrício Polezi (Patriotas) contra a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. O repúdio é em função de que o vereador, na sua página de Facebook, afirmou que “não se deve louvar a possibilidade de que uma universidade federal possa se instalar em Piracicaba, já que é calcada em ideário mentiroso, que não guarda comprovação científica, que favorece a violência e o preconceito”.

A deputada piracicabana Professora Bebel, que vem desenvolvendo diversas ações e fazendo articulações junto ao governo do presidente Lula pela instalação de uma universidade federal na cidade, conta que recebeu de eleitores de Piracicaba publicação em redes sociais do Vereador Fabrício Polezi, da Câmara Municipal de Piracicaba, que a  deixou estarrecida. A publicação foi redigida nos seguintes termos: “Acertô, miseravi!” Deusulivre: – Já pensou uma facu federal em nossa amada Piracity e o seu filho sendo transformado num maconheiro militante comunista que nunca mais vai sair da faculdade? Ou não? Vai dizer que eu estou mentindo? Vai dizer que estou inventando coisas? Vai dizer que ninguém aqui conhece a UFSCAR? A UFRJ? A UFBA? A UFMG? Deixa quieto, melhor prevenir do que remediar. OBS: – Faculdade federal para filhinhos de papai se transformarem em maconheiro comunistas, ai pode? Ai esta certo? Agora, Escolas Cívicos Militares no ensino fundamental 2 e ensino médio, para resgatar a educação em Escolas que apresentam péssimos índices de aprendizado, que apontam altas taxas de vulnerabilidade social em sua comunidade escolar e que registram taxas alarmantes de violência dentro da escola, porque não pode?”.

Para a deputada Bebel, é assustador perceber que há membros da classe política brasileira que professam a necessidade de não acesso ao conhecimento e instrução e que, para defender essa posição, utilizam-se de qualquer argumento e ofensas. “Alguns falam do comunismo como ameaça concreta, outros relacionam a existência de faculdades ao hábito de se drogar. Há muito perigo na existência de lideranças políticas que afirmam o que afirmou o citado vereador, porque, de um modo ou de outro, como o político foi eleito, isso indica que há pessoas que confiam nele para tratar das questões que dizem respeito ao município. Ora, é absurdo que não se defenda a instalação de uma universidade federal em Piracicaba ou em qualquer outro lugar, e ainda se compare uma faculdade, ainda mais de medicina, com as escolas cívico militares, sobretudo quando se usa argumentos tais como os utilizados pelo vereador. Em primeiro lugar, porque eles são absolutamente desprovidos de comprovação científica; em segundo lugar, porque são mentirosos; e, em terceiro lugar, porque pregam que a população deva fugir dos bancos universitários, o que é, no mínimo, assombroso”, destaca a parlamentar.

Diante desta posição totalmente equivocada e mentirosa, a deputada Professora Bebel apresentou a moção que repudia com total veemência a publicação do vereador Fabrício Polezi e lamenta profundamente que essa espécie de pensamento seja externado, até porque incita a mentira, a violência e o preconceito contra as universidades federais e suas comunidades.

A moção —  “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a manifestação levada a público pelo Vereador Fabrício Polezi na sua página de Facebook, e que afirma que não se deve louvar a possibilidade de que uma universidade federal possa de instalar em Piracicaba, já que calcada em ideário mentiroso, que não guarda comprovação científica, que favorece a violência e o preconceito, e apela aos poderes públicos que ampliem os esforços para que não se tenha que propor novas moções como a presente”.

Cópias da moção de repúdio ao vereador Fabrício Polezzi será endereçada à Câmara de Vereadores de Piracicaba, ao ministro da Educação, Camilo Santana, assim como aos reitores das Universidade Federal de São Carlos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal de Minas Gerais. A União Nacional do Estudantes (UNE), assim como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, os Diretórios Centrais de Estudantes das Universidades Federais de São Carlos, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais também receberão cópias da moção da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudiando a manifestação do vereador piracicabano.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!