28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

As principais tendências de cores da decoração em 2020

Compartilhe essa notícia!

Cores suaves marcam as tendências do início da década

 

O ano de 2020 chega marcando o início de uma nova década, de novos começos e a finalização de ciclos. Essa energia do desejo coletivo de  renovação influencia diretamente as nossas tendências e decisões estéticas. Isso inclui as cores escolhidas para a decoração, vestuário e objetos de arte que consumimos.

 

A chegada de um novo ano também é o momento escolhido por muitos para materializar projetos arquitetônicos, seja uma construção nova completa, a reforma da cozinha ou a harmonização do quarto de criança. É o momento de tirar do papel uma ideia ou um projeto que já vinha sendo maturado no ano anterior.

 

É sabido que a decoração de um ambiente, a disposição dos elementos e móveis e as cores utilizadas para a composição do espaço influenciam diretamente nosso bem-estar e saúde mental. Pensando nisso, reunimos algumas das principais tendências de cores para decoração que chegam com a entrada do ano.

 

No geral, as tendências indicam uma busca maior por tranquilidade e conexão com a natureza.

 

O azul clássico foi escolhido pela empresa norte-americana Pantone — referência em padrão de cor para a indústria têxtil — como a cor de 2020. Todos os anos, a Pantone escolhe uma cor que simboliza e representa o ano vindouro. Segundo a empresa, a escolha do azul clássico se deve à sensação de calma e estabilidade que a tonalidade transmite. Em tempos de crise climática e incertezas, é natural que busquemos sensações mais confortantes.

 

A pesquisa da Pantone, que envolve a escolha da cor do ano, não considera somente a decoração de espaços, mas as artes e as manifestações estéticas de maneira geral. Então, prepare-se para ver muito desse tom de azul que remete ao céu do entardecer ao longo de todo o ano. É tendência anunciada!

 

Acompanhando o mesmo ritmo dessa busca pela construção de espaços que transmitem uma sensação de refúgio e calmaria, outra forte tendência são as cozinhas monocromáticas. A ideia central é que o ambiente seja construído com o máximo de elementos da mesma cor para construir um padrão visual homogêneo.

 

Para construir esse padrão, vale apostar no clássico branco, curinga na composição da cozinha e que também é uma tendência para 2020, acompanhando o crescente movimento minimalista. Outra opção é investir nas tonalidades que podem mesclar duas cores claras, outra forte tendência para este ano.

 

Dessa combinação, uma das que mais prometem estar presente neste ano é o azul-esverdeado claro. Esse blend, que une duas cores primárias — o azul e o verde — com o branco, acompanha a mesma onda da busca pela ambientação de espaços que remetem à serenidade.

 

Unir duas cores clássicas e esfriar o padrão com clareamento da tonalidade proporciona essa sensação porque praticamente todo mundo tem alguma memória com essas cores, e isso faz com que essa sensação de conforto desejada seja atingida.

 

Outra forte tendência que acompanha a mesma vibe meditativa é o tom sobre tom. O fundamento dessa composição é compor o espaço com elementos da mesma cor, mas com tons diferentes. Assim, nenhuma cor sobressai a outra.

 

Na contramão da tendência geral de cores frias, contudo, o rose mist se afirma como forte protagonista nas cores do ano. O tom de rosa claro é ideal para ambientes menos sociais e mais íntimos. Mas, mesmo sendo uma cor quente, ainda assim, acompanha a tendência geral das cores meditativas.

 

Por fim, uma tendência que também sai da curva do que é esperado para o ano são os padrões disruptivos. Mas mesmo essa assimetria trend deve aparecer formada por cores mais claras. Porém, ao contrário dos padrões geométricos, eles não seguem uma ordem lógica de composição ou organização.

 

No geral, a regra está alinhada pelo desejo de conforto, tranquilidade e segurança e pela vontade de materializar tudo isso na ambientação dos espaços que comportam nossos ambientes da casa e do trabalho.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!