Árvores do Caminho dos Flamboyants passam por ultrassonografia

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira (15) o serviço de ultrassonografia em árvores localizadas no Caminho dos Flamboyants, no bairro Dona Margarida. Dezenas de árvores plantadas serão examinadas para a verificação da situação fitosanitária do caule, atestando a saúde de espécie e se esta apresenta risco de queda.

 

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da empresa Gusmão Planejamento e Obras LTDA, vencedora de licitação, seguem com o procedimento nesta quarta (15) e quinta-feira (16). “É uma forma de conhecermos, de maneira científica, a estrutura das árvores, que neste ponto são de grande porte, permitindo que tenhamos ações preventivas quanto a potenciais riscos às pessoas que passam pelo local”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan. “O diagnostico da situação fitosanitária pode acarretar em ações para, em caso de necessidade, a retirada destas árvores de uma forma correta”, acrescentou.

 

Novo sistema de gerenciamento

 

Há um mês a Prefeitura conta com um novo sistema de gerenciamento da arborização urbana no município. Em investimento de R$ 1,8 milhão foi colocada em prática uma nova forma de plantio de mudas, realização de exames de ultrassonografia e de poda de árvores. A medida tem o objetivo de melhorar a condição ambiental nas áreas urbanas, seguindo planejamento adotado pela Administração Municipal.

 

O contrato firmado tem validade de 12 meses e dispõe do plantio de 5.280 mudas em áreas públicas e passeios públicos, 300 análises de ultrassonografia (verificando a situação fitosanitária do caule), 2.880 podas, 1.008 supressões e 1.104 destocamentos de árvores. Todos os procedimentos serão realizados com equipamentos de alta tecnologia, como trituradores, destocadores, caminhões com cestos, entre outros.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas