Skip to content
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Cultura
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Artigo: Enxugar para sobreviver

Redação 16 de dezembro de 2015 3 minutes read

Por Bruno Caetano

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Quando naquela típica família brasileira o marido ou a esposa perde o emprego, a primeira providência a ser tomada é apertar o cinto. Afinal, a renda da casa ficou reduzida e é preciso se ajustar às novas circunstâncias. Começam os cortes: saem supérfluos, trocam-se marcas mais caras pelas mais baratas, opta-se por lazer gratuito; em suma, todos os gastos são revistos.

Os princípios da economia doméstica são perfeitamente aplicáveis na gestão financeira de qualquer empresa. Caso o caixa vá mal, o empreendimento tem de ser submetido a um enxugamento ou sua sobrevivência pode ser comprometida. Cabe ao dono observar atentamente as particularidades do seu negócio e descobrir onde há possibilidade para contenções.

Mas o processo precisa ser bem feito ou terá eficácia reduzida, como na família que elimina itens da lista do supermercado, porém continua tomando banhos demorados e deixando luzes acesas à toa.

Na empresa, errar nessa questão pode prejudicar o atendimento e a qualidade, daí ser fundamental ter critério para cada corte. Enxugamento não é sinônimo de medidas antipáticas – e muitas vezes inúteis – como tirar o cafezinho dos funcionários. O bom senso e a racionalidade funcionam nessa hora.

Se o negócio não tem condições de faturar o que faturava, seja porque o mercado encolheu, a economia está em crise ou qualquer outro motivo, é hora de redimensionar o empreendimento, adequando-o à nova realidade. Nesse ponto, o local onde a empresa está instalada deve ser avaliado. Se estiver em determinado endereço não for absolutamente vital para o negócio, mudar para um lugar menos valorizado e menor, mas que ainda assim comporte o empreendimento, permitirá gastar menos com aluguel.

Com relação à mão de obra, é interessante analisar o seguinte: a equipe está qualificada? Pessoal mais preparado aumenta a produtividade, diminui o retrabalho e as horas extras, ajuda a cumprir prazos e atender melhor o cliente.

O quadro de funcionários é condizente? Demitir com olho apenas nos números não é a melhor alternativa, pois o empresário pode perder gente entrosada com a filosofia do negócio e, no momento seguinte, descobrir que precisa repor quem saiu, originando novos gastos.

O mix de produtos também deve ser revisto. O que não tiver saída tem de ser riscado do portfólio e a quantidade de cada mercadoria precisa ser recalculada para se moldar à demanda.

Desperdícios são terminantemente proibidos. Um pente fino nas operações é capaz de identificar onde eles estão.

Qualquer dona de casa ou pai de família sabe: com dinheiro curto, gasta-se menos para conseguir fechar as contas. Infelizmente, nem sempre esse raciocínio, tão claro, é seguido por quem comanda; as consequências, sabemos bem, são desastrosas.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

facebookFacebook
TwitterX

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Inscrições para o Via Crucis 2016 continuam
Next: Impeachment: Adams diz que Câmara e Senado têm responsabilidade compartilhada
  • FHO
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente