Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Artigo – É preciso profissionalizar o influenciador digital

Redação 5 de julho de 2018 3 minutes read
Compartilhe essa notícia!

* por Dani Almeida

Nos últimos dias temos visto na imprensa alguns casos de youtubers e outros influenciadores digitais fazendo humor com temas ofensivos, como racismo, xenofobia, machismo…

E, aqui, é preciso um alerta: quanto maior a quantidade de seguidores, maior o problema de expressar uma opinião frente à sociedade. A influência digital é (sim!) uma carreira nova, mas extremamente promissora.

Hoje  já são 7500 influenciadores digitais catalogados em pesquisa oficial, no Brasil. Estima-se que esse número chegue a 200 mil, sendo a grande maioria de mulheres, 66% abrigados em perfis de até 10 mil seguidores. Só a Squid, uma das maiores plataformas no país, tem cadastrados 50 mil microinfluenciadores (perfis que possuem menos de 100 mil seguidores).

Ou seja, esta é uma carreira nova e que só cresce no País e é importante tomar algumas precauções com relação a este novo mercado, uma delas é a de profissionalizá-lo.

Devido a casos como estes que eu, há quase um ano, desenvolvi uma série de cursos de profissionalização em influência digital, que já reúnem 431 alunos (http://bit.ly/dozeroaosdezk)

E porque é importante profissionalizar o influenciador? Exatamente para evitar que alguns influenciadores (o que inclui os youtubers) possam denegrir a imagem de pessoas que estão trabalhando de forma séria.

É triste que alguns influenciadores, seja por conteúdo criminoso, antiético ou outro conteúdo que fira as pessoas, estejam ‘queimando’ a expressão influenciador digital e, com isso, todo um novo mercado.

Este mercado, aliás, é um dos que mais cresce. Hoje, 74% dos consumidores se orientam por meio de suas redes sociais para realizar uma compra, de acordo com estudo realizado pela Sprout Social, e, segundo a Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisão com base nas opiniões de fontes confiáveis, acima de outras formas de publicidade.

Além disso, de 2016 para 2017, o tempo gasto pelos brasileiros na internet dobrou, de 8 horas semanais para 16 horas semanais. Assim, com estes dados, as empresas estão apostando fortemente nos influenciadores, e é necessário que sejam escolhidos aqueles que se posicionam como grandes empresas, de forma clara e ética, em especial aqueles que têm uma grande comunidade, pois, quanto maior sua comunidade, maior sua responsabilidade.

É normal e saudável que um mercado novo passe por uma regulamentação, mais oficial que talvez possa surgir mais pra frente, inclusive por parte do governo. Mas, enquanto isso não acontece, é preciso que aqueles que querem seguir a carreira se profissionalizem.

 

Antes de uma boa imagem, o influenciador digital deve trabalhar com ética, responsabilidade e respeito pelos seus seguidores. E é exatamente essa a minha missão, hoje. Espero que estes casos não façam com que as pessoas comecem a julgar de forma leviana este trabalho, em que tantas pessoas atuam de forma séria e profissional.

 

Sobre Dani Almeida

Dani Almeida é jornalista, coordenou e editou revistas para grandes empresas de moda e beleza. Criadora do perfil no instagram @opoderdaimagem, ajudou milhares de mulheres a melhorarem sua imagem e autoestima compartilhando conteúdo nas redes sociais e no seu blog. Por causa de seus resultados como influenciadora, passou a mentorar e ensinar outras influenciadoras, até desenvolver o curso Influenciadora de Sucesso e outros como o De Zero a 10K (http://bit.ly/dozeroaosdezk ) e o Parcerias de Sucesso, que reúnem mais de 430 alunos até o momento.  

Mais informações em http://opoderdaimagem.net.br/

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Santa Casa de Capivari recebe doação da Prefeitura de Elias Fausto
Next: Musa do Acadêmicos do Tucuruvi 2019 é a nova Bailarina do Faustão no quadro Show dos Famosos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco