Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

ARTIGO – Acordo de Paris e a arrogância de Donald Trump

Redação 13 de junho de 2017 3 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

O presidente americano Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris bem às vésperas das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e, aqui no Brasil, da Semana Nacional do Meio Ambiente.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O mundo recebeu o anúncio com bastante estranheza e surpresa, visto que o Acordo foi assinado por 195 nações na capital francesa em 2015, e trata sobre a mudança do clima, com objetivo de limitar o aquecimento global, em parte reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Nele, os EUA comprometeram-se a reduzir as emissões em 26% a 28% até 2025.

Ministros do Meio Ambiente do G7 (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão) se reuniram ontem e hoje (11 e 12), em Bolonha, Itália, para discutir a questão. Mas, os outros seis países já sinalizaram que irão defender o Acordo.

O que acontece é que nós não temos um plano B. Ou você produz e consome com base na economia verde, ou está condenado. Sustentabilidade e responsabilidade social se fazem pelo engajamento e convencimento de todos, a começar da liderança. E os Estados Unidos já vêm reduzindo o impacto ao meio ambiente através do uso de fontes renováveis de energia que custam muito mais barato. É um caminho sem volta.

O país e o mundo não podem pagar pela arrogância de um presidente. Por isso vejo que a saída não deverá se concretizar uma vez que a revogação do Acordo parte de uma ação unilateral do governo americano, que se apresenta de forma ditatorial, mas não possui legitimidade. Seus stakeholders não irão concordar com a posição. É cada vez mais nítida a busca pela economia verde e os EUA são pioneiros em soluções através de pesquisa, inovação e desenvolvimento.

O Acordo de Paris veio justamente para tentar salvar a humanidade e não pode ficar à mercê de um país. Ainda que a saída oficial dos Estados Unidos só possa se confirmar em 4 de novembro de 2020, um dia após a data prevista para a próxima eleição presidencial americana, vejo o posicionamento de Donald Trump como suicídio.

 

Por Luiz Fernando de Araújo Bueno, professor de ética e sustentabilidade da IBE-FGV, diretor do departamento de sustentabilidade do CIESP – Diretoria Regional de Campinas, articulista, consultor e palestrante.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Viva Santo Antônio! Mister Brasil entra no clima junino e posa para novas fotos na fazenda!
Next: Corrimento vaginal e ausência da vesícula podem afetar a fertilidade da mulher
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente