Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Variedades

Arquitetura para restaurantes: como o projeto influencia na satisfação dos clientes

Redação 23 de março de 2023 5 minutes read
ogjgjk
Compartilhe essa notícia!

Empreendimentos como o da chef Dayse Paparoto, do Masterchef, exploram iluminação e cores para criar ambientes ambientes aconchegantes

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“A primeira impressão é a que fica”. Esse conhecido e já antigo ditado representa muito bem a relação dos restaurantes com o público, uma vez que não só um bom atendimento pode fidelizar clientes, como a arquitetura aplicada à fachada e em outros ambientes podem atraí-los. A contratação de um arquiteto e a escolha de projetos demandam certos cuidados, pois os clientes não desejam apenas consumir, mas viver experiências. Por isso, não basta apenas ter um ótimo cardápio, mas um ambiente aconchegante e que desperte emoções. “Diversos fatores precisam ser levados em consideração, como as cores, luzes, presença da natureza e iluminação. E, neste sentido, a experiência do arquiteto faz a diferença”, explica Nathalia Hartung, Head do Archathon, plataforma de contratação de arquitetos via concorrências digitais de projetos de arquitetura e design de interiores.

A funcionalidade de todos os espaços, do salão à cozinha, é primordial, mas um projeto desse tipo jamais deve excluir o conceito de cada estabelecimento, a culinária a ser trabalhada ali e, principalmente, a conexão das pessoas com o lugar. Segundo a arquiteta e urbanista Natália Ferian, fundadora da NeoGourmet Arquitetura, empresa especializada em soluções profissionais e inovadoras para o setor de food service, alguns critérios seguem um padrão para qualquer estabelecimento, como a distribuição do espaço – normalmente dedicando um terço do local à área da cozinha – e no caso da acústica, que é idealizada para que sons e ruídos não incomodem casas e espaços vizinhos.

Ela ressalta, porém, que outros aspectos de um projeto devem considerar, além da proposta culinária, a maneira como os clientes vão interagir com os elementos que compõem o local, especialmente quando relacionado a uma cultura específica.

“Quem vai a um bistrô francês, por exemplo, já espera um ambiente mais tranquilo, com luz baixa. Já uma cantina italiana tradicional deve apresentar um determinado tipo de enxoval e decorações que remetem às origens desta culinária, enquanto um restaurante italiano que se propõe a ser mais moderno pode explorar outros elementos que fogem do tradicional, mesmo que o cardápio seja parecido”, ilustra Natália.

Auxílio tecnológico
Com tantas variáveis a serem consideradas, é comum que empreendedores do setor de food service recorram às inovações tecnológicas voltadas à arquitetura para que nenhum detalhe fique de fora dos projetos. No final de 2022, a chef de cozinha Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição profissional do reality show MasterChef, da TV Bandeirantes, inaugurou o “Paparoto Cucina”. Localizado na cidade de São Paulo e especializado em culinária italiana, o local foi projetado, construído e decorado com referências à província de Treviso, nordeste da Itália. A chef recorreu à plataforma Archathon, que otimiza a contratação de arquitetos e designers de interiores por meio de concursos e ferramentas de gestão.

“Achei a forma de escolher os projetos muito surpreendente, pois você não fica amarrado a só uma visão. E a experiência de ver vários estilos de arquitetura ao mesmo tempo foi incrível. Não tive dúvidas de qual escolher. Fora que o processo foi muito ágil”, afirma Dayse Paparoto.

O projeto foi realizado pelo escritório de arquitetura Ultra, de Porto Alegre (RS). Arthur Lauxen assinou o trabalho com as também arquitetas sócias Beatriz Matte e Bruna Feltes e, segundo ele, as referências à região homenageada se tornaram ideais para atender o principal pedido da chef: promover a união e fraternidade após um longo período de isolamento.

“Desde tapetes, mobiliário com ares de casas da região até a iluminação indireta, buscamos traduzir um pouco do aconchego de Treviso para uma cidade cosmopolita como São Paulo. Os destaques são as referências aos tradicionais arcos de pontes e outras construções presentes na região que inspirou o projeto”, explica o arquiteto.

Neuroarquiteura

Dentro da arquitetura, há a aplicação da neurociência para criar cenários capazes de intensificar emoções nas pessoas é bastante explorada. É a chamada Neuroarquitetura, que através de pressupostos científicos, se utiliza de ferramentas como plantas em locais internos, diminuição de ruídos externos no ambiente e a utilização da psicologia das cores.

De acordo com Natália Ferian, é comum o uso desse conceito para estimular sensações como relaxamento, conforto e calma em espaços tanto residenciais quanto comerciais. Mas no caso dos restaurantes, até mesmo o apetite do cliente pode ser instigado.

“Algumas cores como vermelho e amarelo são conhecidas por promover a sensação de fome, por se tratar de cores mais quentes que criam um desejo por urgência e abrem o apetite. Entretanto essa aplicação também varia de acordo com cada projeto, após a definição de como será a identidade visual, para aí sim definirmos pontos estratégicos e quais cores primárias e secundárias serão utilizadas”, explica a arquiteta.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Flavia Pavanelli lança marca de produtos skincare: conheça a FAVE
Next: Banda The Guapos, formada por quatro indicados ao Grammy Latino, lança “Soy Un Guapo”

Relacionadas

São Paulo receberá em março o Mundial de skate street
  • Variedades

São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park

Redação 17 de janeiro de 2026
Palmeiras terá mando de campo contra Corinthians na Supercopa Feminina
  • Variedades

Palmeiras terá mando de campo contra Corinthians na Supercopa Feminina

Redação 17 de janeiro de 2026
Ônibus do Águia de Marabá Sub-20 colide e preparador físico
  • Variedades

Ônibus do Águia de Marabá Sub-20 colide e preparador físico morre

Redação 16 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco