28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aprovado projeto de lei de valorização de guardas municipais que atuarem em ocorrências durante folga

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (12) no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo o projeto de lei nº 120/2023, de autoria presidente do legislativo, vereador Thiago Brochi (sem partido), que propõe medidas de valorização a guardas municipais que realizarem prisões em flagrante, intervirem contra ações criminosas ou atuarem em favor de terceiros durante seus dias de folga.

 

O projeto foi incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência e foi aprovado em primeira discussão com quinze votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Na proposta, Brochi prevê o direito a dois dias de folga aos que efetuarem prisões em flagrante e um dia no caso de ações criminosas. O benefício é limitado a duas folgas por mês e até 24 dias por ano e deverá ser solicitado formalmente pelo guarda municipal ao superior hierárquico dentro de noventa dias.

 

Segundo o autor, a proposta reconhece o esforço adicional dos agentes e incentiva a atuação efetiva em momentos cruciais, beneficiando tanto os profissionais, que muitas vezes perdem seus dias de folga em delegacias ou ocorrências, quanto a sociedade.

 

O projeto será votado pelos parlamentares em segunda discussão na sessão ordinária da próxima terça-feira (19).

 

Denominação Centro de Treinamento de Judô

 

O projeto de lei nº 107/2023, de autoria do vereador Thiago Brochi (sem partido), que “Denomina ‘Sensei Nakashima’ o Centro de Treinamento de Judô, situado na Rua São João nº 101 esquina com a Rua São Mateus, foi aprovado em primeira discussão por dezesseis votos favoráveis.

Medalhas de mérito

 

Foi aprovado por dezenove votos favoráveis em discussão única o projeto de decreto legislativo nº 33/2023, de autoria do vereador Juninho Dias (MDB), que concede Medalha de Mérito Pastor Antônio Munhoz’ ao Pastor Maury Medeiros da Silveira

 

O projeto de lei nº 102/2023, de autoria da vereadora Professora Juliana (PT), que cria a Medalha de Mérito ‘Elza Soares’ e altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.603, de 7 de março de 2008, foi aprovado em primeira discussão por quatorze votos favoráveis.

 

Denominações de rua

 

Foi aprovado por dezessete votos em primeira discussão o projeto de lei nº 94/2023, de autoria da vereadora Leonora Périco, que denomina ‘Dr. Luiz de Mattos’, a Rua U localizada no Bairro Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2.

 

O projeto de lei nº 96/2023, de autoria do vereador Lucas Leoncine (PSDB), que denomina ‘Alfrede Calil David’ a praça localizada na Rua Luiz Placido Massochetti, s/n, no Jardim Terramérica III, foi aprovado por unanimidade dos votos.

 

Foi aprovado em primeira por discussão por unanimidade o projeto de lei nº 103/2023, de autoria da vereadora Leonora Périco, que denomina Adão de Souza, a Rua I localizada no bairro Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2

 

O projeto de lei nº 104/2023, de autoria da vereadora Leonora Périco, que denomina Alan Panaro, a Rua N (n) localizada no Bairro Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2, foi aprovado em primeira discussão por unanimidade dos votos.

 

Foi aprovado em primeira discussão por dezesseis votos favoráveis o projeto de lei nº 108/2023, de autoria do Poder Executivo, que “Denomina Rua Rio Atibaia a antiga estrada Santa Bárbara d´Oeste/Limeira.

 

O projeto de lei nº 98/2023, de autoria do vereador Marcos Caetano (PL), que denomina ‘Pastor Anivaldo Ferreira Mendes’, a Rua F localizada no Parque Residencial Jair Faraone Zanaga II, foi aprovado por dezesseis votos favoráveis em segunda discussão.

 

O Projeto de Lei nº 99/2023, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que denomina ‘Padre Victor Facchin’ a Rua P, localizada no Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2, recebeu dezessete votos favoráveis em segunda discussão.

 

Semana de Conscientização e Combate ao Uso de Cerol

O projeto de lei nº 100/2023, de autoria do vereador Thiago Brochi (sem partido), que altera a lei municipal nº 6.284/2019, que instituiu a Semana de Conscientização e Combate ao Uso de Cerol, foi aprovado por dezessete votos favoráveis em segunda discussão.

 

Adiamentos

 

O projeto de decreto legislativo nº 32/2023, de autoria do vereador Dr. Daniel (PDT), que concede Título de Cidadão Americanense ao Senhor Paulo Pereira da Silva, recebeu o primeiro pedido de vista pelo vereador Ricardo Tite (PDT).

 

O projeto de decreto legislativo nº 34/2023, de autoria do vereador Juninho Dias, que Concede Medalha de Mérito ‘Pastor Antônio Munhoz’ ao Pastor Rafael Alves de Araújo, foi adiado por cinco dias a pedido do vereador autor.

 

O projeto de lei nº 81/2023, de autoria da vereadora Leonora Périco (PDT), que autoriza o Poder Executivo a assegurar às mulheres o direito de terem acompanhante nas consultas, exames, cirurgias e procedimentos clínicos e laboratoriais, recebeu o segundo pedido de vista a pedido da vereadora autora.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!