8 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aprovada lei da ficha limpa para cargos públicos de Americana

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram em primeira discussão por dezesseis votos favoráveis e uma abstenção, durante a sessão ordinária realizada ontem quinta-feira (18) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de Lei nº 58/2015, de autoria de diversos vereadores, que estabelece requisitos para nomeações de cargos em comissão declarados em lei, de livre nomeação e exoneração.

 

A lei, conhecida como “lei da ficha limpa municipal”, veda a manutenção e nomeação de servidores para cargos em comissão, no âmbito da Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional de Americana, que tenham sido condenados por decisão judicial de órgão colegiado em casos de crimes como abuso de autoridade, lavagem ou ocultação de bens e valores, tráfico de entorpecentes, racismo e crimes eleitorais, entre outros.

 

“Considerando que os ocupantes de cargos públicos concursados, isto é, após aprovação em concurso público de provas e títulos, devem atender uma série de exigências e apresentar certidões para que possam tomar posse, nada mais justo que os cargos comissionados também atendam a requisitos moralizadores”, defendem os autores na justificativa.

 

Referendo de acordo

 

Foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de Lei nº 170/2015, de autoria do Poder Executivo, que referenda acordo celebrado entre o município de Americana e Cláudio Samuel de Jesus Bendilatti, tendo por objeto o pagamento de aluguéis em atraso e reparo de avarias referentes à locação do imóvel que especifica.

 

Interligação dos imóveis à rede pública de água e esgoto

 

O projeto de Lei nº 171/2015, de autoria do vereador Celso Zoppi (PT), que regulamenta a interligação dos imóveis à rede pública de água e esgotos, bem como a drenagem de águas pluviais no município de Americana, foi aprovado com quatorze votos favoráveis e quatro ausências em primeira discussão.

 

 

Veto parcial

 

Foi acatado por unanimidade em discussão única o veto parcial ao projeto de Lei nº 34/2015, de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B), que dispõe sobre a compensação de créditos tributários do município de Americana.

 

Alterações de leis

 

Foi aprovado com onze votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, em primeira discussão, o projeto de Lei nº 122/2015, de autoria do Poder Executivo, que revoga dispositivo da Lei n° 5.176/ 2011, que autoriza o Poder Executivo a conceder, na forma que especifica, redução do valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza incidente sobre a prestação de serviços de laboratório, relativa à análise de líquidos, tecidos e resíduos do organismo humano.

 

O projeto de Lei nº 180/2015, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do Anexo II, da Lei nº 5.420/2012, que autoriza o Poder Executivo a alienar os bens públicos que especifica e dá outras providências, foi aprovado com quatorze votos favoráveis, dois contrários e duas ausências em primeira discussão.

 

Foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de Lei nº 2/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.342/2006 e dá outras providências (Autoriza o Poder Executivo a doar ao Estado de São Paulo, para implantação de unidades escolares, os imóveis que menciona).

 

Dia da Consciência Negra

 

O projeto de Lei nº 169/2015, de autoria de diversos vereadores, que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra, foi aprovado em segunda discussão com quinze votos favoráveis e três contrários.

 

De acordo com os autores, o objetivo é promover a reflexão e o debate pelo fim do preconceito racial. “O nosso país tem um divida muito grande com a população negra e toda e qualquer atitude se faz necessária para corrigirmos distorções impostas por muito tempo. A aprovação da presente matéria contribuirá para a reflexão de todos da necessidade de abolirmos todo tipo de preconceito e principalmente valorizar as origens do nosso povo”, defendem na justificativa.

 

Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Americana

 

Foi aprovado com dezessete votos favoráveis e duas abstenções em redação final o projeto de Lei nº 8/2015, de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B), que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Americana e da Comissão Tarifária do Transporte Urbano.

 

De acordo com a proposta, o conselho será vinculado à secretaria municipal de Transportes e Sistema Viário e tem como objetivo o controle social da gestão das políticas de trânsito e transporte de Americana. Já a comissão tarifária tem caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo, respeitando os aspectos legais de sua competência.

 

“As comissões deverão analisar o cumprimento da acessibilidade universal dos espaços públicos e privados de acordo com as Leis Federais nº 10.048/00 e 10.098/00, bem como avaliar as formas de financiamento, subsídios e custos dos sistemas de transporte público coletivo para fins de garantir da modicidade tarifária com integração física, operacional e tarifária dos diferentes modais e redes dos serviços públicos de transporte”, apontou Ramos na justificativa do projeto.

 

Denominações de vias

 

O projeto de Lei nº 185/2015, de autoria do vereador Celso Zoppi, que denomina Rua Gildo Boer a Rua 11 do Loteamento Jardim Pau Brasil, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 186/2015, de autoria do vereador Celso Zoppi, que denomina Rua Nicola Fiore a Rua 07 do Loteamento Jardim Pau Brasil, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 187/2015, de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP), que denomina Rua Shirlei Martins Dell Agnezze a Rua Quatro, no Loteamento Residencial Jardim Santa Lúcia, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 188/2015, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que denomina as vias públicas que especifica do Loteamento Industrial 09 de Julho, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 189/2015, de autoria do vereador Pedro Peol (PV), que denomina Rua Joaquim Pinto Adorno (Quito Adorno) a Rua 02 do Jardim Santa Lúcia, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

O projeto de Lei nº 190/2015, de autoria do vereador Celso Zoppi, que denomina Rua Carlos João Olivieri a Rua 17, no Jardim Boer II, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.

 

Associação dos Diabéticos de Americana

 

O projeto de Lei nº 10/2016, de do Poder Executivo, que autoriza a concessão de subvenção no valor de até R$ 120 mil à Associação dos Diabéticos de Americana (ADAM), foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

 

Retirado

 

O projeto de Lei nº 69/2015, de autoria do vereador Luciano Corrêa (SDD), que altera a denominação da Avenida do Compositor para Avenida José Rico, foi retirado de tramitação a pedido do autor.

 

Adiados

 

O projeto de Decreto Legislativo nº 58/2015, de autoria do vereador Pedro Peol, que concede medalha de mérito “Ayrton Senna” ao senhor Jonas dos Santos, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate (PSC).

 

O projeto de Resolução nº 17/2013, de autoria do vereador Luiz Renato (PC do B), que altera dispositivos que especifica da Resolução n° 218/1991 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana, foi adiado por quinze dias a pedido do vereador Davi Ramos.

 

O projeto de Lei nº 59/2015, de autoria do vereador Pedro Salvador (PT), que torna obrigatória a implantação de coleta seletiva de lixo em supermercados, bares, restaurantes e casas de espetáculos no município de Americana, foi adiado por trinta dias a pedido do vereador Moacir Romero (PT).

 

O projeto de Lei nº 105/2015, de autoria do vereador Valdecir Duzzi (SDD), que dispõe sobre a campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue “Junho Vermelho”, foi adiado por trinta dias a pedido do vereador Eduardo da Farmácia (PMDB).

 

O projeto de Lei nº 147/2015, de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto, que institui no município de Americana a Lei do Silêncio Urbano, recebeu terceiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate.

 

O projeto de Lei nº 183/2015, de autoria do vereador Capitão Crivelari, que denomina “Tercília Bortoletto Sacilotto” a rua 10, do loteamento Pau Brasil, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate.

 

O projeto de Lei nº 184/2015, de autoria do vereador Capitão Crivelari, que denomina “João Marcus Sacilotto” a rua 2 no  Loteamento Residencial Jardim dos Pinheiros, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate.

 

Recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Eduardo da Farmácia o projeto de Lei nº 1/2016, de autoria dos vereadores Davi Ramos e Eduardo da Farmácia, que altera a Lei n.° 5.647/2014, que dispõe sobre a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos, fora dos equipamentos destinados para esse fim.

 

O projeto de Lei nº 4/2016, de autoria do vereador Celso Zoppi, que dá nova redação, renumera e adiciona parágrafos ao art. 2º da Lei 3.398/2000, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Luiz da Rodaben.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!