9 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aprender brincando já é realidade para mais de mais de 240 mil alunos de 800 escolas da rede pública em 12 estados no Brasil

Compartilhe essa notícia!

Ludicidade é a estratégia para fomentar o aprendizado de disciplinas como português e matemática no projeto Baú das Artes, implementado desde 2012

Um baú bem colorido, repleto de livros infantojuvenis, jogos e adereços que possibilitam atividades divertidas em sala de aula, ao mesmo tempo em que transmitem conceitos fundamentais para a educação integral. É assim que o projeto gratuito Baú das Artes vem comprovando que brincar é uma ótima estratégia para ensinar e aprender. A iniciativa é da Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e já chegou a mais de 240 mil alunos em cerca de 800 escolas em 77 municípios de 12 estados do Brasil. 

 

Em 2023, o Baú das Artes acontece nas cidades de Aracruz (ES), Bauru (SP), Bragança Paulista (SP), Castro (PR), Cubatão (SP), Ipojuca (PE) e Santo André (SP), envolvendo diretamente mais de 7 mil alunos, 46 escolas e mais de 250 educadores. Originalmente planejado para crianças de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I, pode ser adaptado para outras faixas etárias. Seu conteúdo é norteado pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e aborda, sempre de forma lúdica, não apenas disciplinas fundamentais da grade curricular, como português e matemática, mas também competências essenciais para uma formação integral dos futuros cidadãos. 

 

“Pesquisadores em seus estudos* apontam que o lúdico é uma característica fundamental do ser humano, do qual a criança depende para se desenvolver”, ressalta Cláudia Diogo, coordenadora da Evoluir. “Afirmam ainda que, para crescer, brincar e para se equilibrar frente ao mundo, ela precisa do jogo, e que aprender brincando tem mais resultados, pois a assimilação infantil se adapta facilmente à realidade. Vemos isso acontecer na prática no Baú das Artes”.

 

Cláudia destaca que os temas transversais contidos no projeto, como ética, meio ambiente, saúde, cidadania, entre outros, proporcionam conexões com o cotidiano das crianças, tornando o ensino mais significativo. “Essa abordagem multidisciplinar permite que os conhecimentos de português e matemática, por exemplo, sejam aplicados em situações reais, favorecendo a compreensão e a internalização dos conteúdos”.

 

A coordenadora da Evoluir acredita ainda que a ludicidade torna todo o processo de aprendizado mais prazeroso e atrativo para os alunos, promovendo maior envolvimento, interesse e motivação. “Assim como em todos os projetos da Evoluir, o Baú das Artes estimula competências essenciais para construirmos uma sociedade melhor, como ter voz ativa, entender o mundo por meio do pensamento sistêmico e crítico para um agir mais consciente. Dessa forma, proporciona um ambiente propício para a educação integrada, trazendo abordagens mais dinâmicas e contextualizadas para as crianças já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que traz impactos positivos ao longo de todo o seu desenvolvimento futuro”, completa Cláudia. 

 

Capacitação dos educadores

Além da doação do baú e do acervo de 250 livros para cada escola, o projeto contempla também uma jornada formativa para os professores, com carga horária de 42 horas, com foco na utilização dos materiais em sala de aula. Recebem, ainda seis cadernos com um rico repertório de 48 atividades transdisciplinares. O conteúdo é inspirado nas etapas da ABP, metodologia pautada na experiência e na investigação, e disposto em seis passos: identificando os conhecimentos prévios; conhecendo o assunto; mobilizando saberes; mão na massa; interferindo na realidade e avaliação. 

 

Como apoio, há ainda a versão impressa e digital de um Manual do Educador, indicando os conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com os conteúdos curriculares.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Baú das Artes dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Graças a sua proposta transdisciplinar e sistêmica, o programa extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Vida Saudável (ODS 3) Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Ação contra Mudança Global do Clima (ODS 13), entre outros

 

Sobre o Baú das Artes

Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto multidisciplinar e interativo Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2012, para levar às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, sempre de maneira lúdica. Todo o conteúdo está organizado a partir das seis macros áreas temáticas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde)”. Ao abranger os aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, o programa contribui efetivamente para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Mais de mil baús já foram entregues para instituições de todo o país, beneficiando 240 mil alunos de 800 escolas da rede pública, em 77 municípios e 12 estados.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!