SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aprenda de forma descomplicada: métodos de ensino que facilitam o aprendizado

Compartilhe essa notícia!

Existem diferentes métodos de ensino que podem ser aplicados pelos estudantes para que consigam aprender de uma maneira mais fácil e descomplicada.

Conhecer quais são eles vai fazer toda a diferença, por isso mesmo que os educadores possuem um papel importante ensinando esses métodos aos seus alunos.

A seguir, vamos ver algumas das melhores opções para quem quer aprender de maneira descomplicada. Acompanhe!

Método Pomodoro

Um dos métodos mais eficientes para quem quer aprender de maneira fácil e descomplicada é o Pomodoro.

Esse método de ensino tem como princípios o foco, a produtividade e o equilíbrio, que fazem uma enorme diferença para o aprendizado e torna mais eficiente os estudos.

Por isso mesmo, a técnica do Pomodoro é uma das mais populares do mundo, já que ela combina o trabalho com períodos de relaxamento.

Sendo assim, através desse método, você tem períodos nos quais vai se esforçar, ou seja, estará estudando, e outros de recompensa, nos quais poderá distrair-se.

O objetivo dessa técnica é que o tempo seja um verdadeiro aliado do estudante, evitando longas horas de estudos com menos eficácia no aprendizado.

Ainda que não exista um tempo muito definido para essa técnica do Pomodoro, o mais comum é utilizar o por formato 25:5 ou 25-5.

Nesse formato, a pessoa irá estudar durante 25 minutos, com concentração total, e depois terá 5 minutos para descansar. Após o período de distração, ela volta para mais 25 minutos de estudo e assim por diante.

Para que possa marcar bem os períodos de estudo e descanso, é muito importante utilizar alarmes para delimitação de cada momento.

Veja também: Como aumentar a curiosidade e o envolvimento do aluno através da tela interativa?

Mapas mentais

Os mapas mentais são um outro método de ensino bem famoso para quem quer aprender mais fácil e de maneira descomplicada.

Eles são ideais para aquelas pessoas que têm mentes que são mais visuais, já que utilizam-se de imagens, de cortes e das setas para interligar os elementos dos mapas.

O uso desse tipo de método, criado por Tony Buzan, é comum desde a década de 1970 e tem como característica a organização das matérias através de diagramas, que partem de um tema central.

A partir dele, deve-se conectar todos os outros tópicos que são paralelos ao tema central por meio das setas.

Método Robinson 

O último método de ensino que vale muito a pena conhecer é o Robinson, conhecido ainda pela sigla EPL2R.

Esse método tem 5 passos que são fundamentais que são: 

 

  • Explorar
  • Perguntar
  • Ler
  • Rememorar
  • Repassar

 

Aliás, são as iniciais destes passos que são o nome à sigla ELP2R.

Portanto, em um momento inicial, o estudante vai explorar o seu material de estudo, fazendo leituras mais superficiais dos títulos e tópicos, gerando assim dúvidas.

Com isso, o estudante vai ao segundo passo, que é realizar perguntas a respeito do tema, aqueles tópicos que mais chamaram a atenção da pessoa.

Após ter formulado as perguntas, o estudante vai ao terceiro passo, que é a leitura aprofundada para responder a todas aquelas questões.

Encontrando as respostas para suas dúvidas, ele deve fazer então uma leitura completa, uma leitura mais tradicional, sem que se pense a respeito da aplicação daquele conteúdo, apenas para rememorar.

O último passo é justamente repassar tudo o que foi estudado, ou seja, o estudante pode dar uma aula a si próprio ou aos amigos para conseguir fixar mais o conteúdo.

Conclusão

Como você viu aqui, existem vários métodos de ensino que podem ser utilizados para tornar o aprendizado mais fácil, e que os educadores podem passar aos estudantes para que eles utilizem no dia a dia de modo descomplicado.

Nós mostramos aqui cada um dos métodos mais importantes que os estudantes podem usar para aprender de maneira eficiente e fácil qualquer conteúdo.

O que achou do conteúdo de hoje sobre aprender de forma descomplicada: métodos de ensino que facilitam o aprendizado?

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!