25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Após divulgação da data do Enem, candidatos têm cerca de 30 semanas para se planejar nos estudos

Compartilhe essa notícia!

Principal erro na preparação é a falta de planejamento; especialista dá dicas para a organização dos vestibulandos

O ano de preparação para o vestibular é intenso e exige foco e disciplina dos estudantes. São muitas matérias para serem aprendidas e revisadas e, para não se perder ao longo do ano, é necessária uma organização antes do início do período letivo.

Segundo o coordenador do Sistema de Ensino pH, Fabrício Cortezi, o erro mais comum dos alunos ocorre por causa da falta de planejamento. Nesse sentido, o ideal é montar um cronograma e obedecê-lo religiosamente. Após a divulgação da data do Enem, que acontecerá nos dias 03 e 10 de novembro, os candidatos têm cerca de 30 semanas para se prepararem. Com essa noção de tempo até o dia do exame, é mais fácil dividir o conteúdo a ser estudado e planejar os períodos de descanso.

“Deixar a matéria acumular é o primeiro erro. É necessário estudar, se organizar, e para isso o estudante deve seguir um planejamento factível. Desse modo, as chances de ter bons resultados no final do ano são muito maiores”, diz Cortezi.

Segundo o coordenador, é preciso se organizar para que toda a rotina se encaixe aos estudos e para que uma matéria não sobreponha a outra.

“O Enem tem peso maior em matérias específicas, então é legal dedicar o período da tarde para elas. Mas é preciso tomar cuidado para não deixar os outros conteúdos que não específicas de fora porque, nos vestibulares mais concorridos, são elas que fazem a diferença na hora da aprovação”, ressalta Cortezi.

Além disso, é importante aliar o estudo a atividades que aliviam o estresse. Praticar atividades físicas e estar em contato com a sociedade é fundamental para o estudante ter consciência do que está acontecendo no mundo e não se transformar em uma ilha.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular.  O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!