Governo soltou edital com 15 mil vagas, mas Estado tem defasagem de 98 mil
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de são Paulo) promove nesta terça-feira, 23 de maio, manifestação em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República para cobrar alterações no edital do governo estadual de convocação do concurso público para Professor de Educação Básica II (PEB II). A manifestação, que será coordenada pela presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), acontecerá a partir das 10 horas, e deverá reunir professores, estudantes e pais de alunos das diversas regiões do Estado.
De acordo com Bebel, o governo estadual publicou edital para a realização de concurso para 15 mil professores, mas a defasagem no Estado é de 98 mil professores. “Essas 15 mil vagas oferecidas são insuficientes frente à existência de 98 mil professores contratados de forma temporária (categoria O)”, diz, ressaltando que a Apeoesp também reivindica a estadualização do concurso, “pois a regionalização não atende às necessidades da categoria. Também queremos a abrangência de todas as disciplinas, com número de vagas suficientes, regras justas, corretas e não abusivas”.
Diante da falta de diálogo do governo estadual para tratar do assunto, a Apeoesp ingressou com ação judicial para contestar exigência de que os candidatos apresentem um vídeo com a simulação de uma aula com duração de 5 a 7 minutos. “Queremos liberdade para os candidatos aprovados escolherem entre aderir à carreira por subsídio ou à carreira do Magistério regulada pela Lei Complementar 836/97. A realização de concurso justo e correto tem impacto na qualidade do ensino, na medida em que garante estabilidade e continuidade às equipes escolares, acesso dos professores a direitos”, destaca a deputada Professora Bebel.
Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124
VEJA TAMBÉM
Vereador Celso Ávila protesta contra a precariedade da Saúde Municipal em discurso na tribuna
Projeto de Lei de Joi Fornasari propõe criação do “Dia do Passinho” em Santa Bárbara
Câmara Municipal vota projetos e moções na 32ª Reunião Ordinária desta terça-feira