SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Apeoesp promove manifestação por mais vagas no concurso para professores

Compartilhe essa notícia!

Governo soltou edital com 15 mil vagas, mas Estado tem defasagem de 98 mil

 

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de são Paulo) promove nesta terça-feira, 23 de maio, manifestação em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República para cobrar alterações no edital do governo estadual de convocação do concurso público para Professor de Educação Básica II (PEB II). A manifestação, que será coordenada pela presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), acontecerá a partir das 10 horas, e deverá reunir professores, estudantes e pais de alunos das diversas regiões do Estado.

De acordo com Bebel, o governo estadual publicou edital para a realização de concurso para 15 mil professores, mas a defasagem no Estado é de 98 mil professores. “Essas 15 mil vagas oferecidas são insuficientes frente à existência de 98 mil professores contratados de forma temporária (categoria O)”, diz, ressaltando que a Apeoesp também reivindica a estadualização do concurso, “pois a regionalização não atende às necessidades da categoria. Também queremos a abrangência de todas as disciplinas, com número de vagas suficientes, regras justas, corretas e não abusivas”.

Diante da falta de diálogo do governo estadual para tratar do assunto, a Apeoesp ingressou com ação judicial para contestar exigência de que os candidatos apresentem um vídeo com a simulação de uma aula com duração de 5 a 7 minutos. “Queremos liberdade para os candidatos aprovados escolherem entre aderir à carreira por subsídio ou à carreira do Magistério regulada pela Lei Complementar 836/97. A realização de concurso justo e correto tem impacto na qualidade do ensino, na medida em que garante estabilidade e continuidade às equipes escolares, acesso dos professores a direitos”, destaca a deputada Professora Bebel.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!