28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aparelho ortodôntico na terceira idade: conheça a importância e os benefícios

Compartilhe essa notícia!

Sempre que pensamos nas pecinhas prateadas dos aparelhos ortodônticos fixados nos dentes de um largo sorriso, quase imediatamente nosso imaginário resgata a imagem de crianças, adolescentes e jovens adultos.

 

Porém é preciso derrubar esses estereótipos e entender os benefícios da ortodontia moderna para a terceira idade e como ela pode melhorar a qualidade de vida dessa crescente parcela da população brasileira.

Benefícios funcionais e estéticos

Todo e qualquer cuidado para preservação da saúde bucal e da dentição dos idosos é fundamental para a promoção da sua qualidade de vida e também para reverter números ainda alarmantes no Brasil: entre os 16 milhões de brasileiros que vivem sem os dentes, 41% são idosos acima dos 60 anos.

 

Além dos cuidados odontológicos fundamentais para a conservação dos dentes e gengivas, a ortodontia também desempenha um papel importante para a saúde, qualidade de vida, bem-estar emocional e autoestima dos idosos.

 

Vale lembrar que o tempo dedicado ao tratamento ortodôntico na terceira idade pode ser menor quando comparado aos mais jovens, mas isso não torna os procedimentos mais simples. Isso acontece por uma razão muito específica da fisiologia dos idoso: a desaceleração metabólica dos tecidos ósseos, processo natural do envelhecimento humano.

 

Por isso é extremamente importante contar com especialistas em ortodontia devidamente qualificados para cuidar das particularidades dessa faixa etária especial.

Correção da mordida

Por mais sutis que possam ser os alinhamentos das pequenas falhas e espaçamentos da mordida, o resultado é muito positivo. Dentes, mandíbula e maxilar alinhados facilitam o processo de mastigação dos alimentos e o processo digestivo.

 

A harmonização da mordida também promove melhores condições para escovação e higienização dos dentes e gengivas, aspectos fundamentais não só para a conservação dos dentes, mas também para impedir a formação da placa bacteriana que pode desencadear outros quadros infecciosos.

Alinhamentos para instalação de próteses

Caso o idoso precise recorrer às próteses e implantes, a ortodontia pré-protética é fundamental, com foco em abrir os espaços necessários para que os componentes sejam fixados com máximo conforto e estabilidade.

Respiração

Desordem na oclusão dental em idosos podem agravar ainda mais casos de apneia do sono, quadro em que a respiração é interrompida durante o sono cortando a oxigenação do corpo.

 

Aliados a outras correções maxilofaciais, os aparelhos ortodônticos podem melhorar consideravelmente a respiração dos idosos tanto durante o sono quanto em suas atividades diárias.

Estética

Um sorriso bem cuidado está diretamente relacionado à autoestima das pessoas, e isso não é diferente na terceira idade. Durante esta etapa da vida em que o corpo começa a impor suas limitações naturais ao envelhecimento, manter a autoestima e a autoconfiança são passos fundamentais para o equilíbrio emocional e motivação para viver mais e melhor.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!