Postes por toda a região estão sendo registrados com propaganda de forma ilegal
A proliferação de cartazes de vagas de emprego em postes e espaços públicos na região tem gerado preocupações entre a população e as autoridades locais. Apesar de parecer uma solução prática para empresas em busca de talentos, essa prática é ilegal e pode trazer sérios prejuízos à imagem corporativa.
A veiculação de publicidade em postes de energia elétrica é proibida no Brasil, sendo regulamentada por legislações federais, estaduais e municipais. Essa prática é considerada ilegal e pode acarretar penalidades para os responsáveis.
A Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições, proíbe a veiculação de propaganda de qualquer natureza em bens públicos ou de uso comum, incluindo postes de iluminação pública e sinalização de tráfego. O descumprimento dessa norma pode resultar em multas que variam de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00.
Para entender melhor esse cenário, o SB24horas entrevistou Rafael Ornaghi, headhunter e fundador do Portal Vagas 019, referência na divulgação de oportunidades de emprego. Além de atuar fortemente no ambiente digital, Rafael também organiza feiras de emprego na região, aproximando as oportunidades da população, especialmente daqueles que têm acesso limitado à internet.Segundo Rafael, a dificuldade das empresas em encontrar profissionais qualificados tem aumentado.
“Muitas vagas permanecem abertas por semanas ou até meses, mesmo sendo amplamente divulgadas online. Por isso, algumas empresas retomam estratégias tradicionais, como anúncios em jornais impressos, revistas e os populares cartazes em postes e estabelecimentos comerciais”, explica.
No entanto, além de ser ilegal, essa prática pode prejudicar a imagem da empresa e resultar em sanções.
“O ideal é que as empresas invistam em estratégias de recrutamento mais eficientes e dentro da legalidade, utilizando plataformas digitais, agências de emprego e eventos presenciais, como as feiras que promovemos na região”, reforça Rafael.
O Portal Vagas 019 se consolidou como uma solução rápida para empresas que buscam candidatos e sem precisar recorrer aos postes.
A recomendação para empregadores e candidatos é sempre buscar especialistas em recrutamento e utilizar canais oficiais, como o portal de vagas e feiras de emprego. Essas alternativas, além de garantirem mais segurança no processo seletivo, evitam penalidades e ajudam a manter a organização visual das cidades.
Para acompanhar as últimas oportunidades de emprego e se candidatar com segurança, siga @Vagas019 nas redes sociais.
VEJA TAMBÉM
Vereador Juca Boltolucci quer inclusão do IML na homenagem ‘Policial Padrão’
Musical I Am the way celebra a Páscoa na Igreja Lagoinha de Americana
Instrutora de FitDance, Carol Crepaldi, emociona no IRON PODCAST com sua história inspiradora