6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ano Novo, problemas antigos: Psicólogo explica porque réveillon mexe com tantas pessoas

Compartilhe essa notícia!

Alexander Bez fala como lidar com a ansiedade de não ter alcançado as metas do ano anterior

 

Dezembro é mês que traz duas datas especiais e faz com que as pessoas fiquem bem reflexivas. Natal e Ano Novo não são apenas dias de grandes comemorações, mas um período que traz reflexões, sentimentos e sensações, pois quando se percebe que algumas metas não foram alcançadas, o que pode desencadear alguns transtornos.

 

Segundo o psicólogo Alexander Bez, especialista em Ansiedade, Síndrome do Pânico e Saúde Metal, pela Universidade da Califórnia (UCLA), a famosa “síndrome de fim de ano” pode parecer bobagem para algumas pessoas, porém ao finalizar um ciclo podem sim trazer sintomas como ansiedade, insônia, depressão, entre outros.

 

“É comum que os principais motivos relacionados a esses casos seja quando o âmbito econômico e profissional se encontra fragmentado ou até mesmo por relembrar certas situações, reviver um luto seja ele um fim de relacionamento recente ou a partida de alguém especial. E sim, qualquer pessoa pode ser afetada pela ‘síndrome de fim de ano’”, explica.

 

De acordo com ele, existem algumas dicas para ajudar a controlar esse tipo de situação:

 

1 – Buscar estratégias que possam descolar a ansiedade, procurando novas perspectivas e o lado positivo das coisas.

 

2 – Se conectar consigo, analisando o porque algumas coisas não deram certo e entender como um aprendizado para não fazer novamente, assim recomeçar de uma forma diferente e acreditando em si.

 

3 – Procure se movimentar mais, novos hábitos como praticar yoga, pilates, natação, academia, sair para dançar, fazer viagens. Assim, deixa também a vida social mais ativa.

 

5 – Não se cobre, procure entender que existe limites e tudo tem o tempo certo. A vida é como uma montanha russa e exige muita calma e cautela.

 

6 – Tente não pensar demais, busque sempre se manter ativo, leia um livro, coloque uma música, tente entender o que você gosta de fazer, o que te anima.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!