Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

ANEFAC: Juro do cartão de crédito é o menor em dois anos

Redação 11 de fevereiro de 2019 4 minutes read
Compartilhe essa notícia!
Redução foi de 0,52%, passando a taxa de 11,58% ao mês (272,42% ao ano) em dezembro de 2018, para 11,52% ao mês (270,03% ao ano) em janeiro de 2019
As taxas de juros das operações de crédito foram reduzidas pela décima primeira vez em janeiro de 2019, a última elevação foi em fevereiro de 2018. Isso acontece mesmo o Banco Central não tendo alterado a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião do COPOM.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Para Miguel José Ribeiro de Oliveiro, diretor executivo de estudos e pesquisas da ANEFAC, essa redução pode ser atribuída aos seguintes fatores:

. Melhora do cenário econômico com crescimento da economia o que reduz o risco da inadimplência.

. Taxas de juros e spreads em patamares elevados possibilitando redução das mesmas mesmo com a manutenção da SELIC.

Oliveira acredita que para os próximos meses, a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas, isso levando em consideração a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas. “Mas, frente às incertezas econômicas que vem pressionando a cotação do dólar bem como fatores externos, notadamente, o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul), elevação dos juros americanos, a guerra comercial EUA x China, Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) bem como o fato do Banco Central ter sinalizado com elevação da taxa básica de juros frente a todos estes cenários existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses”, explica.

 

Pessoa Física

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês).

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,05  ponto percentual no mês (0,98 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,59% no mês (0,82% em doze meses) passando a mesma de 6,79% ao mês (119,97% ao ano) em dezembro/2018 para 6,75% ao mês (118,99% ao ano) em janeiro/2019 sendo esta a menor taxa de juros desde março/2015.

 

 Pessoa Jurídica

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução  de 0,03 ponto percentual no mês (0,53 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,84% no mês (1,01% em doze meses) passando a mesma de 3,57% ao mês (52,34% ao ano) em dezembro/2018 para 3,54% ao mês (51,81% ao ano) em janeiro/2019, sendo esta a menor taxa de juros desde novembro/2014.

 

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções  da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a janeiro/2019) uma redução da Selic de 0,75 ponto percentual (redução de 10,34%) de 7,25% ao ano em março/2013 para 6,50% ao ano em janeiro/2019.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 31,02 pontos percentuais (elevação de 35,26%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 118,99% ao ano em janeiro/2019.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 8,23 pontos percentuais (elevação de 18,88%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 51,81% ao ano em janeiro/2019.

Sobre a ANEFAC

Criada há quase 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial.  Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN. www.anefac.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Carreira: Uma questão de autoconhecimento
Next: O perigo das más conversações – por Paiva Netto
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco