A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a redução média de 2,43% nas tarifas de energia elétrica da Enel São Paulo. A distribuidora atende cerca de 7,93 milhões de unidades consumidoras em 38 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital. A medida foi aprovada na última terça-feira, dia 2, e as novas tarifas já entraram em vigor na quinta, dia 4.
Para os clientes de baixa tensão, que incluem residências e pequenos comércios, a redução será de 2,11%. Já para os clientes de média e alta tensão, predominantemente indústrias e grandes comércios, a redução será mais significativa, alcançando 3,52%.
Ainda de acordo com a Aneel, essa diminuição nas tarifas é resultado principalmente da redução nos custos com encargos setoriais (-1,32%) e aquisição de energia (-1,06%). A parcela da tarifa repassada à distribuidora (conhecida como parcela B) também teve uma redução média de 0,24%, contribuindo diretamente para a diminuição do valor total das tarifas aos consumidores.
O valor final da conta de energia não é composto apenas pelos serviços de distribuição prestados pela Enel SP.
Para ajudar os consumidores a economizarem energia, a Aneel oferece algumas orientações, como o uso consciente do chuveiro elétrico e a preferência por eletrodomésticos com selo Procel de Economia de Energia classe A. Além disso, o uso de lâmpadas LED é recomendado por consumirem menos energia e terem maior durabilidade.
Leia mais:
CNI: 70% das indústrias se queixam de quedas de energia elétrica
Carga tributária é o que mais encarece a conta de luz para 60% da indústria, diz CNI
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Beneficiários do INSS que receberam recursos a partir de junho terão 13º salário em novembro
Censo Demográfico: 8,1% da população do país vive em favelas e comunidades urbanas no Brasil
Segurança: guarda civil municipal não está presente em 76,67% dos municípios