RMC Saúde 

Americana: Vacinação contra poliomelite vai até dia 10 de setembro


A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 10 de setembro, sem prorrogação. Toda criança com idade entre seis meses e quatro anos e 11 meses deve ser levada à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para receber a gotinha. Mesmo aquelas que já completaram o esquema de vacinação contra a pólio deverão ser imunizadas. Neste caso, a dose funciona como reforço.

Americana atingiu até o momento (31/08) a cobertura vacinal de 67,15%. Das 11.090 crianças na faixa etária público-alvo da campanha, foram vacinadas 7.447.

Segundo dados do site do Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos da doença desde 1989. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Mas, como ainda existem registros de casos da doença em países da África e da Ásia, a vacinação é essencial.

Multivacinação – Apesar de a vacinação contra pólio terminar na semana que vem, a atualização da carteirinha de vacinação termina hoje (31/08). Os pais ainda têm até o final da tarde (16 horas) para levar o filho até uma unidade de saúde. É muito importante que se leve a carteirinha de vacinação para que os profissionais avaliem qual vacina a criança deixou de tomar.

Estão à disposição vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria, tétano, entre outras.

 

Unidade de Imprensa – Pedro Roberto da Silva

Comentários

Leia também...