18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana terá pedágio de conscientização em defesa das pessoas com deficiência

Compartilhe essa notícia!

Americana terá um pedágio de conscientização da ação Setembro Verde na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, data que marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A ação ocorrerá pelo segundo ano na cidade e está marcada para o período das 9h às 10h, em frente ao Paço Municipal, na Avenida Brasil, 85, Centro.

 

O objetivo é chamar a atenção da população para o respeito às vagas especiais de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência e idosas. “A ação Setembro Verde será muito importante para sensibilizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência. O pedágio educativo irá reforçar as orientações, assegurar os direitos e fortalecer a política de atendimento na cidade”, diz a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

 

Durante o pedágio, serão distribuídos folhetos de “multas morais”, para que as pessoas abordadas possam “aplicá-las” quando se depararem com veículos estacionados em vagas especiais por pessoas que não atendem às exigências para esse direito.

 

A iniciativa é promovida pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e a Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Americana. Também participarão do ato o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Americana, Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual (CPC), Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo (GRUMAA), Centro Lions da Deficiência Auditiva (CDA), Grupo Especial Down, ACIA (Comercial e Industrial de Americana), Guarda Municipal de Americana, Rádio Gold FM, Pró Saúde, Ministério Adventista das Possibilidades (MAP), Pernas da Alegria, entre outros apoiadores.

 

Luta pela inclusão

 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O Setembro Verde é marcado pela luta pela inclusão social das pessoas com deficiência, explica a técnica de referência da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Janaina de Freitas de Oliveira.

 

Segundo ela, o mês de setembro foi escolhido por conta do início da primavera. Já a cor verde significa esperança. “Para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha simboliza a esperança de alcançar a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantir sua implementação. A luta é para que a sociedade entenda, respeite e atenda todas as necessidades das pessoas, independentemente das diferenças, possibilitando oportunidades de acesso a partir da equidade, buscando a adaptação do meio para gerar a igualdade”, diz Janaína.

 

Para a presidente do CMDPD, Mary Gonçalves, a ação deve mobilizar toda a sociedade para as questões dos direitos das pessoas com deficiência, inclusão e respeito às leis. “É sempre um desafio quebrar barreiras, preconceitos, lutar pelos direitos e promover a conscientização das pessoas para que tenham um olhar sobre a acessibilidade e respeitem as diferenças. Setembro Verde nos dá a oportunidade desta abordagem para reflexão e tentar melhorar o que já existe e implantar novas ações, projetos e obras na cidade”, destaca Mary.

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Fotos: Arquivo/Divulgação.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!