24Horas RMC 

Americana terá nova captação de água no rio Piracicaba

O município de Americana está trabalhando para finalmente ter um completo sistema de captação de água. As obras para a nova captação no rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba, começaram no ano passado e seguem em curso. O processo teve início em outubro de 2017, com a fase de limpeza e determinação topográfica.

Na próxima etapa das obras, em abril, estão previstos os trabalhos de decomposição de rocha por processo de explosão. Em seguida, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação. O investimento total é de mais de R$ 10 milhões, por meio do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida do DAE no valor aproximado de R$ 2,3 milhões.

Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 1970 . “A captação é um processo que envolve várias fases, como gradeamento e desarenamento e a tomada de água é simplesmente a retirada de água diretamente no manancial. O sistema de captação é mais adequado e eficiente”, explicou o diretor-geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

 

Comentários

Leia também...